As regiões de Lisboa, Alentejo, Algarve e Castelo Branco terão a partir de sexta-feira uma semana com níveis elevados de concentração de pólen na atmosfera, mantendo-se as ilhas em valores baixos, foi hoje divulgado.
Segundo as previsões do Boletim Polínico, estas quatro regiões estarão, entre 10 e 16 de abril, em risco elevado de concentração, sobretudo das árvores cipreste, plátano, pinheiro, carvalho, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, urtiga, azeda e urticáceas (incluindo a parietária).
As previsões da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) apontam que a zona de Vila Real, região de Trás-os-Montes e Alto Douro terá uma concentração de pólen na atmosfera de risco moderado a elevado, com destaque para as árvores cipreste, plátano, carvalhos, sobreiro, azinheira e pinheiro e das ervas urtiga, gramíneas e urticáceas (inclui a parietária).
Com níveis moderados a elevado estará também a região de Entre Douro e Minho, sobretudo para os grãos de pólen das árvores cipreste, plátano, eucalipto, pinheiro, carvalho e sobreiro e das ervas urtiga, gramíneas, azeda e urticáceas (incluindo a parietária), o mesmo acontecendo na Beira Litoral.
No Funchal (Região Autónoma da Madeira), a concentração de pólen na atmosfera será baixa, maioritariamente para os grãos de pólen das árvores cipreste e pinheiro e das ervas urtiga, gramíneas e urticáceas (inclui a parietária).
Em Ponta Delgada Região Autónoma dos Açores, a concentração de pólen na atmosfera estará também baixa, sobretudo das árvores cipreste (e/ou criptoméria) e pinheiro e das ervas urtiga e urticáceas (inclui a parietária).
ARA // CMP
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Lusa
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Governo não confirma perda pelo Alentejo de 700ME de fundos europeu

As verbas destinadas para Portugal, respeitantes aos fundos de coesão da União Europeia, p…