Portugal continental prepara-se para a passagem de uma massa de ar proveniente do Ártico, que irá provocar uma descida acentuada das temperaturas na véspera e no Dia de Reis. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu vários avisos amarelos devido ao tempo frio, sobretudo para distritos do interior Norte e Centro do país.

De acordo com a mais recente atualização do modelo meteorológico ECMWF, considerado um dos mais fiáveis a nível internacional, a madrugada de segunda-feira, 5 de Janeiro, deverá ser uma das mais frias do início da semana. A descida térmica começará a fazer-se sentir ainda durante a noite de domingo, com temperaturas já bastante baixas no final do dia.

Ao longo da madrugada, as temperaturas continuarão a descer, motivando a emissão de aviso amarelo por parte do IPMA para os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de segunda-feira, dia 5, e as 9 horas de terça-feira, dia 6.

Interior Norte e Centro com frio mais intenso

A chegada desta massa de ar ártico será sentida com maior intensidade no interior do país. A Serra da Estrela deverá registar as temperaturas mais baixas de Portugal continental, podendo atingir valores mínimos na ordem dos -8 ºC nas zonas de maior altitude. Também as serras do Norte, que integram a chamada Barreira de Condensação, e algumas áreas do Nordeste Transmontano poderão registar temperaturas mínimas até -6 ºC.

Nas cidades, o frio também será significativo. Braga poderá atingir os 0 ºC, enquanto Porto e Aveiro deverão registar mínimas em torno dos 3 ºC. Em Viana do Castelo, os valores poderão rondar os 5 ºC. No interior destes distritos, especialmente em zonas mais elevadas, as temperaturas poderão descer até aos -2 ºC. Durante o dia de segunda-feira, as temperaturas máximas deverão variar entre os 2 ºC na Guarda e os 13 ºC em Lisboa e Faro.

Dia de Reis com temperaturas negativas a sul

Na terça-feira, Dia de Reis, a madrugada continuará fria, embora com uma distribuição térmica ligeiramente diferente. As temperaturas mínimas mais baixas deverão atingir cerca de -7 ºC na Serra da Estrela. Apesar de, em geral, os valores poderem ser um pouco menos severos do que no dia anterior, o frio deverá estender-se mais para sul.

Segundo os mapas meteorológicos, enquanto na madrugada de segunda-feira as temperaturas negativas abrangerão de forma quase homogénea o interior Norte e Centro, na madrugada de terça-feira o frio será mais irregular no Norte, mas com uma maior extensão para o Sul do país. Portalegre poderá registar temperaturas mínimas a rondar os -1 ºC.

Possibilidade de neve na quarta-feira

Apesar das temperaturas muito baixas no início da semana, não é esperada queda de neve na segunda ou terça-feira, devido à ausência de precipitação. No entanto, este cenário poderá mudar na madrugada de quarta-feira, dia 7.

A combinação de ar frio persistente com a possível chegada de uma linha de instabilidade poderá criar condições favoráveis à queda de neve nas serras do Norte e Centro. Caso se confirme, a precipitação sob a forma de neve deverá ocorrer entre as 3 e as 6 horas da manhã. Após este episódio, prevê-se uma dissipação da precipitação e uma subida gradual das temperaturas nos dias seguintes.

Fonte: Meteored Portugal

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Câmara Municipal de Fronteira recebeu crianças no Dia de Reis

No âmbito das comemorações do Dia de Reis 2026, a Câmara Municipal de Fronteira recebeu, n…