A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo formalizou, na passada segunda-feira, 29 de dezembro, a aquisição do edifício do antigo Colégio Diocesano de Santo António, em Portalegre, pelo valor de 2,5 milhões de euros, financiamento assegurado integralmente pelo Orçamento do Estado.

Segundo a ULS Alto Alentejo, esta aquisição representa um passo estratégico para a criação do futuro Campus da Saúde de Portalegre, um projeto estruturante que visa concentrar vários serviços de saúde atualmente dispersos pela cidade, numa área contígua ao Hospital Doutor José Maria Grande.

O contrato foi celebrado entre a ULS Alto Alentejo e a Diocese de Portalegre-Castelo Branco, proprietária do imóvel. A entidade de saúde sublinha que a operação vai permitir ganhos significativos de eficiência e melhoria da qualidade na prestação de cuidados, ao reunir num único espaço valências como o Centro de Saúde de Portalegre, a Unidade e Laboratório de Saúde Pública e os Armazéns da ULS.

Esta fase inicial antecede agora o desenvolvimento dos projetos de adaptação do edifício e a transferência progressiva de várias valências de ambulatório que atualmente funcionam no hospital, nomeadamente Consultas Externas, Imagiologia e Fisioterapia. A mudança permitirá libertar espaço no Hospital Doutor José Maria Grande para a reorganização interna dos seus serviços.

Considerado um projeto pioneiro na região do Alto Alentejo, o Campus da Saúde de Portalegre deverá estar plenamente operacional em 2029. Para a sua concretização global, está previsto um investimento estimado em cerca de 40 milhões de euros.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Homem detido em Portalegre por furto de telemóvel

Um homem de 40 anos foi detido esta sexta-feira, 2 de janeiro, em Portalegre, por suspeita…