A suspensão da distribuição de jornais no Interior, por parte da Vasp, representaria “um grave ataque ao direito à informação” afirmou o Conselho Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Castelo Branco.
“Num território onde já fecharam tribunais, correios, bancos, centros de saúde e escolas, retirar também o acesso à informação seria empurrar ainda mais o Interior para a desertificação”, defendem os sindicalistas, numa nota enviada à agência Lusa.
No início do mês, a administração da Vasp informou que está a avaliar a necessidade de fazer ajustamentos na distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Em comunicado, a Vasp referiu que “atravessa, neste momento, uma situação financeira particularmente exigente, resultante da continuada quebra das vendas de imprensa e do aumento significativo dos custos operacionais, que colocam sob forte pressão a sustentabilidade da atual cobertura de distribuição de imprensa diária”.
Esta conjuntura “tem impacto direto na viabilidade da distribuição diária de imprensa em pontos de venda, sobretudo nas regiões do interior do país, obrigando a empresa a reavaliar o seu modelo operativo e logístico”, adianta a Vasp – Distribuição e Logística.
O Conselho Geral da UGT de Castelo Branco manifesta a sua “profunda preocupação” com a possível suspensão da distribuição de jornais no Interior e defende que a imprensa é parte essencial da vida comunitária, promovendo o debate, a opinião, a convivência social e a participação cívica.
“Não se pode exigir a uma empresa privada que suporte sozinha prejuízos, mas o Estado e as autarquias têm a obrigação de garantir que todos os cidadãos, independentemente do local onde vivem, tenham acesso à informação”, vincaram os sindicalistas.
Neste âmbito, a UGT de Castelo Branco exige ao Governo e às autarquias “soluções urgentes” que assegurem a continuidade deste serviço essencial e defendem o direito à informação, como pilar fundamental da democracia e da coesão territorial.

CCC (ALN) // JEF
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Lusa
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Frente fria ameaça Natal em todo o território nacional

O inverno começa no domingo, 21 de Dezembro, com previsão de chuva, queda de neve e temper…