A Associação Empresarial de Elvas (AEE) apresenta, pela primeira vez, a mostra “Cartas de Ontem, Sonhos de Hoje (2019)” – Exposição de Cartas ao Pai Natal, um projecto que nasce do coração e da memória de um tempo repleto de ternura e magia.
Em 2019, a AEE levou às escolas de Elvas, do pré-escolar ao 2º ciclo, um gesto simples, mas profundamente simbólico: entregar a cada criança uma carta para escrever ao Pai Natal. Foram dias de encanto, de sonhos desenhados com lápis coloridos e de palavras inocentes que revelavam o que há de mais puro no espírito natalício: a esperança.
“Hoje, ao relembrar essas cartas, abrimos uma janela para o passado e, ao mesmo tempo, renovamos o olhar sobre o presente. Cada envelope guardava não apenas pedidos de brinquedos, mas também desejos de amor, de união e de um mundo melhor. É essa essência que queremos partilhar com todos nesta exposição: a magia das palavras escritas por pequenas mãos que, mesmo sem saber, ensinaram-nos a acreditar”, explica a AEE.
A associação aproveita para “convidar todas as crianças de Elvas a reviverem essa bonita tradição”, ou seja, que, “tal como em 2019, escrevam novamente uma carta ao Pai Natal”.
Estas novas cartas “farão parte de uma futura exposição, continuando assim esta doce viagem entre gerações: entre as cartas de ontem e os sonhos de hoje”.
A diferença deste ano é que, ao contrário dos anteriores, não será possível realizar a entrega das cartas nas escolas. Ainda assim, a AEE pretende que “a magia continue viva”, pelo que convida “todas as famílias a incentivar os mais pequenos a escreverem as suas cartas em casa e a entregá-las no local da exposição”.
A mostra decorre até 4 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Elvas, onde estará um marco de correio especial, que servirá como ponto de recolha das cartas ao Pai Natal.
As cartas devem ser entregues já escritas, prontas a seguir viagem até ao coração do Natal.

