O Programa Regional do Alentejo (Alentejo 2030) abriu, na passada sexta-feira, dia 14 de Novembro, o Aviso “Mobilidade a Pedido ITI CIM”, destinado a apoiar a implementação de sistemas de mobilidade a pedido, enquadrados nas estratégias territoriais das NUTS III Alto Alentejo e Alentejo Central.

Este concurso tem como objetivo “promover soluções de transporte flexível, adaptadas às necessidades específicas das populações, contribuindo para a melhoria da mobilidade em territórios de baixa densidade”.

Não são elegíveis investimentos associados a transportes movidos a combustíveis fósseis, privilegiando-se soluções inovadoras e sustentáveis. Podem candidatar-se ao presente aviso os Municípios e Comunidades Intermunicipais abrangidos pelas NUTS III Alto Alentejo (CIMAA) e Alentejo Central (CIMAC).
O prazo para apresentação de candidaturas decorre até dia 27 de Fevereiro de 2026. A dotação indicativa disponível é de 362.234,00 euros, financiada pelo FEDER, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.

Com este aviso, o Alentejo 2030 “reforça o compromisso com uma mobilidade mais acessível, eficiente e sustentável, apoiando iniciativas que respondam aos desafios específicos do território e promovam uma maior coesão social e territorial”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…