Três técnicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participaram no workshop técnico “Espécies Exóticas Invasoras”, que se realizou dia 30 de Outubro em Castelo de Vide.
A iniciativa, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), contou com uma componente teórica e uma vertente prática, centradas na identificação das espécies exóticas invasoras mais comuns na região do Alto Alentejo, especialmente no Parque Natural da Serra de São Mamede.
O workshop permitiu ainda abordar os impactos negativos destas espécies nos ecossistemas e apresentar métodos eficazes de controlo e erradicação, com particular destaque para a Cortaderia selloana, uma das espécies invasoras mais problemáticas da região.
Esta ação formativa, orientada por Pedro Gomes (ESAC/IPC, COOP Cortaderia LIFE), destinou-se a técnicos e profissionais que, no seu trabalho diário, lidam com a gestão e mitigação dos efeitos das espécies invasoras, contribuindo para uma maior capacitação e sensibilização sobre a importância da preservação da biodiversidade local.





