Três técnicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participaram no workshop técnico “Espécies Exóticas Invasoras”, que se realizou dia 30 de Outubro em Castelo de Vide.

A iniciativa, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), contou com uma componente teórica e uma vertente prática, centradas na identificação das espécies exóticas invasoras mais comuns na região do Alto Alentejo, especialmente no Parque Natural da Serra de São Mamede.

O workshop permitiu ainda abordar os impactos negativos destas espécies nos ecossistemas e apresentar métodos eficazes de controlo e erradicação, com particular destaque para a Cortaderia selloana, uma das espécies invasoras mais problemáticas da região.

Esta ação formativa, orientada por Pedro Gomes (ESAC/IPC, COOP Cortaderia LIFE), destinou-se a técnicos e profissionais que, no seu trabalho diário, lidam com a gestão e mitigação dos efeitos das espécies invasoras, contribuindo para uma maior capacitação e sensibilização sobre a importância da preservação da biodiversidade local.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Aviso laranja! Proteção Civil alerta para risco de inundações e acidentes devido ao mau tempo

Todos os distritos de Portugal continental vão estão sob aviso laranja na quarta-feira dev…