O Ministério da Saúde designou o Dr. Pedro Ferraz-Gameiro, assistente hospitalar de Medicina Física e de Reabilitação na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, como novo coordenador nacional da Hospitalização Domiciliária do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A equipa contará também com o enfermeiro Filipe Monteiro, especialista em enfermagem comunitária e atualmente em funções no Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Pedro Ferraz-Gameiro acumula já responsabilidades na coordenação da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente de Elvas e Portalegre, bem como da Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação de Elvas, entre outras atribuições ligadas a esta área.

O despacho oficial, publicado no Diário da República a 3 de Setembro, estabelece a estrutura de coordenação da hospitalização domiciliária com o objetivo de reforçar este modelo assistencial, expandindo-o a todos os hospitais do SNS e promovendo o seu desenvolvimento nos Centros de Responsabilidade Integrada.

A hospitalização domiciliária constitui uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, assegurando cuidados com o mesmo grau de diferenciação, complexidade e intensidade, mas prestados no domicílio e sempre com o consentimento dos utentes.

Para a ULS Alto Alentejo, a escolha destes dois profissionais por parte do Ministério da Saúde representa “um reconhecimento público pelo empenho e excelência demonstrados na implementação deste tipo de cuidados de proximidade, o que constitui motivo de grande honra e prestígio para a instituição”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“Quem o avisa…”: Saiba onde vão estar este mês os radares da PSP em Elvas e Portalegre

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já divulgou a habitual lista com as datas, locais e h…