O ex-dirigente sindical e gestor de projetos sociais Diogo Júlio Serra, de 71 anos, é o candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Portalegre, gerida pelo PSD/CDS-PP, nas próximas eleições autárquicas, anunciou hoje a coligação.
Em comunicado, a coordenadora da CDU no concelho de Portalegre indicou que Diogo Júlio, natural de Arronches e residente em Portalegre, desde 1984, é gestor de projetos e consultor cultural e turístico. 
Contactado hoje pela agência Lusa, o candidato justificou que concorre nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro para “dar continuação à participação cívica” que tem “procurado dar” ao longo dos anos em Portalegre.
“E esta candidatura espera poder contribuir para inverter a situação que temos em Portalegre, que é de despovoamento e de perda de importância regional, que se acentua mesmo dentro do distrito”, argumentou.
Segundo Diogo Júlio, que é militantes do PCP, “Portalegre era uma cidade industrial com uma grande dinâmica e não é fácil hoje manter os polos industriais”.
“Mas, o que queremos é que Portalegre possa hoje apostar numa indústria da cultura e que se possa afirmar em termos regionais como um polo que acrescente valor para toda a região”, defendeu.
A candidatura da CDU rejeita “uma postura de política de bota-abaixo” e prefere “contribuir para o desenvolvimento do concelho, ainda para mais um como Portalegre, em que todos somos poucos para o fazer crescer”, frisou.
Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural pelo Instituto Politécnico de Portalegre, Diogo Júlio Serra especializou-se em Animação Turística e é pós-graduado em Património Cultural Imaterial pela Universidade Lusófona de Humanidades, sendo também formador com especialidade em Igualdade de Género, além de desempenhar outros cargos e tarefas.
Foi membro da comissão executiva da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (suplente) e do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2020 e do executivo do Conselho da Região Alentejo.
O livro “Arronches com Vida! – Memórias e Afetos”, editado pela Colibri, é da sua autoria, e tem textos publicados em diversas coletâneas.
 No comunicado de hoje, a CDU anunciou ainda que o médico Hugo Capote, de 50 anos, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal.
A candidatura de Diogo Júlio pela CDU é a terceira a ser anunciada, até ao momento, à Câmara de Portalegre para as próximas eleições autárquicas.
A atual presidente, Fermelinda Carvalho, que está a cumprir o primeiro mandato, eleita pela coligação PSD/CDS-PP, já anunciou que se recandidata ao cargo, enquanto o Chega avança com o deputado João Lopes Aleixo, de 53 anos, gestor de profissão.
O executivo da Câmara de Portalegre é formado por três eleitos do PSD/CDS-PP, dois eleitos do PS e dois do movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).

RRL (HYT) // VAM

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Município de Vila Viçosa acolhe jovens do Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens 2025

O Município de Vila Viçosa recebeu quatro jovens selecionados para integrar a edição de 20…