João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, partilhou nas redes sociais a representação gráfica do Rácio da Dívida Total (RDT) do país, para assinalar a presença do concelho no nível verde.

O gráfico com a silhueta de Portugal preenchida com um mosaico onde constam todos os municípios do país, apresenta o verde como cor dominante. É esta a tonalidade que todas as câmaras municipais ambicionam, por ser a que representa a melhor saúde financeira dos municípios.

Alandroal não atingia este patamar desde 2006, altura em que a Câmara entrou em excesso de endividamento.

Combater essa situação foi o grande propósito do autarca quando assumiu as rédeas do município, logro que alcançou e anunciou na reta final do seu segundo mandato.

Há escassas semanas João Grilo avançava com a informação de que  Alandroal tinha deixado de estar em situação de excesso de endividamento e que iria pedir a saída antecipada do  Plano de Ajustamento Municipal (PAM).

Em declarações à agência Lusa,  explicava que o município deixou esta situação no final de 2024, cujo exercício financeiro apresentou “uma capacidade de endividamento positiva superior a 1,3 milhões de euros”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…