Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, visitou a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo.  Durante a deslocação, o responsável máximo por esta classe profissional  assistiu à apresentação de um  protocolo de Enfermagem Avançada, que permite aos enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) assumir o acompanhamento autónomo de grávidas de baixo risco, desde os Cuidados de Saúde Primários até ao período pós-parto.

A ULSAALE atribui grande importância a esta visita e entende que  “simboliza o compromisso contínuo com a inovação e a excelência nos cuidados de saúde materna e obstétrica na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo”.

Este novo modelo integrado foi  implementado em Setembro de 2024  e tem como propósito assegurar:
– Monitorização contínua, através do acompanhamento da gestante ao longo de toda a gravidez;
– Identificação precoce de riscos, mediante a deteção antecipada de possíveis complicações;
-Promover o parto humanizado, garantindo a existência de um ambiente seguro e acolhedor para a parturiente e o recém-nascido;
– Apoio no pós-parto, proporcionando assistência durante o período puerperal, de forma a promover a recuperação e o bem-estar da mãe e do bebé.

Já há resultados visíveis que comprovam a eficácia deste protocolo, nomeadamente, a redução das taxas de cesariana, com o consequente incentivo ao parto natural espontâneo; um aumento da satisfação por parte das utentes, que expressaram agrado na experiência do parto; e uma clara otimização de recursos ao nível da gestão dos profissionais de saúde e das infraestruturas existentes.

Empenhada em promover e melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao nível da saúde materna e infantil, a  ULS ALTO ALENTEJO “reafirma o seu compromisso com a qualidade e a humanização dos cuidados, trabalhando em estreita colaboração com a Ordem dos Enfermeiros para promover a saúde materna e infantil na região do Alto Alentejo”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”

O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…