Dezasseis alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) participaram nos dias 8 e 9 de Maio, no XVIII Concurso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu em Estremoz. Os jovens estudantes apresentaram vários projetos de investigação desenvolvidos no âmbito do Clube Ciência Viva do CEAN – Clube CLIC (Ciência, Literacia, Imaginação e Criatividade).

Os estudos desenvolvidos apoiaram-se na metodologia “Ter ideias para mudar o mundo”, promovendo a curiosidade, a criatividade e a ligação entre a ciência e os interesses, talentos e vocações dos alunos. Esta abordagem pedagógica tem vindo a ser implementada com sucesso no CEAN, envolvendo parcerias com várias entidades locais.
Entre os projetos apresentados, destacam-se:
- “Pragas Des’controladas – Estudo de caso das vinhas”, distinguido com uma Menção Honrosa no concurso;
- “Ovelhas fertilizadoras de solos em vinhas e olivais” – estudo sobre controlo de solos através do pastoreio;
- “O Glifosato e o risco para a saúde humana – Como controlar ervas daninhas sem pôr em risco a saúde das populações”.
Estes projetos resultaram da colaboração com a Adega Mayor e a Herdade dos Adaens, no âmbito da continuidade das parcerias com o Grupo Nabeiro.
Outra iniciativa relevante foi o projeto “Plataforma Logística 25 – Linha robotizada em ambiente real com crianças”, realizado em parceria com a unidade fabril Novadelta, permitindo aos alunos uma experiência educativa em contexto real, lado a lado com profissionais da área.
Apoiados pela Câmara Munivipal de Campo Maior, os alunos investigaram também a temática da compostagem e valorização dos resíduos orgânicos, no projeto sobre Bioresíduos.
Por fim, o projeto “Os símbolos! Como a Humanidade comunica sem falar” destacou-se pelo enfoque na comunicação não verbal e no papel dos símbolos ao longo da história, demonstrando o interesse dos alunos em explorar linguagens alternativas e criativas.
Todos os trabalhos apresentados foram acompanhados por posters científicos e maquetes, atualmente em exposição no hall de entrada do CEAN, e que serão também partilhados com a comunidade escolar e famílias durante a Semana da Ciência e Tecnologia, a decorrer entre 2 e 6 de junho.



