A Arquidiocese de Évora vai destinar a renúncia quaresmal deste ano a um programa de apoio a jovens estudantes gravemente carenciados a nível económico, que vai ser criado e administrado pela Cáritas, foi hoje anunciado.

Na sua mensagem para a Quaresma, divulgada hoje, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, disse que percebeu “uma carência manifestada nos últimos tempos [que] se refere a jovens estudantes sem meios para continuarem os seus cursos, ou sequer para [poderem] sobreviver”. “Esta realidade socioeconómica muito atual gera enormes dificuldades motivadoras de desânimo e desistência no meio estudantil e juvenil”, argumentou.
Por isso, o arcebispo disse pretender que a Cáritas Arquidiocesana “crie, regulamente e administre um programa de apoio a jovens estudantes gravemente carenciados de todas as paróquias da arquidiocese”, que estudem em estabelecimentos de ensino localizados neste território ou fora dele.
“Peço à Cáritas Arquidiocesana que volte a coordenar a campanha ‘Renúncia Quaresmal’ neste ano, a favor da causa que ela mesmo vai gerir”, pode ler-se na mensagem.

Quanto à renúncia quaresmal do passado ano pastoral (2023-2024), Francisco Senra Coelho indicou terem sido angariados 20 mil euros, oferecidos pelos cristãos da Arquidiocese de Évora e enviados para comunidades cristãs do Médio Oriente.

Na mensagem para a Quaresma 2025, entre outros tópicos, o Arcebispo de Évora aludiu à esperança e a viver este tempo “como peregrinos” e centrados na reflexão e oração, sem esquecer “os necessitados” e os “mais pobres”.

RRL // JLG
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…