EOWYN é o nome atribuído pela MET Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido) a uma depressão que às 00UTC de dia 24 de Janeiro estava centrada a oeste/sudoeste das Ilhas Britânicas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “a referida depressão não irá impactar directamente o estado do tempo em Portugal Continental, embora se façam sentir efeitos colaterais”.
Assim, a partir da tarde de hoje, sexta-feira, prevê-se agitação marítima forte na costa ocidental, ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, que se deverá manter até final da tarde de dia 25, sábado.
Adicionalmente, devido a um sistema frontal associado à depressão EOWYN, prevê-se ocorrência de precipitação a partir da manhã de dia 24 no Minho e Douro Litoral, que poderá ser por vezes forte a partir do final da tarde, e que se estenderá gradualmente às restantes regiões do País ao longo dos dias 24 e 25.
No Minho, a precipitação será acompanhada de vento forte, com rajadas na ordem de 80 km/h nas zonas do litoral e das terras altas.
Por estes motivos, foram emitidos avisos meteorológicos de nível amarelo para agitação marítima, vento e precipitação em alguns distritos.
