O presidente da Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, Inácio Esperança, recandidata-se ao cargo nas eleições autárquicas deste ano, numa coligação liderada pelo PSD, indicou hoje o próprio.
Em declarações à agência Lusa, o autarca agradeceu o apoio dado pelo PSD à recandidatura da coligação intitulada “Movimento por Vila Viçosa”, que ‘conquistou’ este município alentejano nas eleições anteriores, em 2021.
A coligação partidária, além do PSD, integrou o CDS-PP, o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Movimento Partido da Terra (MPT), tendo Inácio Esperança revelado hoje que já convidou esses partidos para novo apoio.
“O PSD é um dos partidos que nos vai suportar e esperamos que os outros a quem solicitámos apoio o possam fazer de novo”, disse o candidato, frisando que o projeto, “que também integra independentes, está disponível para o apoio de todos os partidos, excluindo o Chega”.
Na terça-feira à noite, a comissão política nacional do PSD homologou os primeiros 43 candidatos autárquicos do partido, entre os quais consta a recandidatura de Inácio Esperança a Vila Viçosa, no distrito de Évora.
O atual presidente do município de Vila Viçosa disse hoje à Lusa que se recandidata porque “quatro anos é pouco para implementar tudo” o que foi iniciado neste mandato e “o que já está programado”.
“O quadro comunitário de apoio [até 2030] começou já bastante tarde, a partir de setembro ou outubro do ano passado”, o que “é pouco tempo” para executar tudo o que há “em mãos e que Vila Viçosa precisa”, disse
“Há muito trabalho iniciado e que queremos continuar a implementar”, argumentou.
Inácio Esperança, de 57 anos, cumpre o primeiro mandato como presidente da Câmara de Vila Viçosa, cujo atual executivo integra três eleitos do PSD/CDS-PP/PPM/MPT, um do PS e outro da CDU.
Esta é a segunda candidatura anunciada a este município alentejano nas eleições autárquicas deste ano – devem decorrer entre setembro e outubro -, pois o PS já revelou que a sua lista é encabeçada por Agostinho Arranca, de 57 anos.
Além de autarca, Inácio Esperança é atualmente administrador da GESAMB (empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora) e integra o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Licenciado em Filosofia, é professor de profissão, no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, cujo conselho diretivo e conselho geral já presidiu. Foi também presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora e da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.
Filiado no PSD (desfiliou-se em 2004, mas regressou ao partido em 2018), foi vereador da oposição no município de 1998 a 2004 e entre 2013 e 2017, assim como presidente da Junta de Freguesia de Pardais, naquele concelho, eleito pelo Movimento de Unidade dos Cidadãos do Concelho de Vila Viçosa (MUC), entre 2017 e 2021.
Foi delegado regional de Évora do então Instituto Português da Juventude (IPJ), tendo ainda no currículo a vice-presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Presidiu à concelhia de Vila Viçosa do PSD e foi vice-presidente da distrital de Évora do partido.

RRL // VAM
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…