O Pavilhão Multiusos de São Vicente teve lotação esgotada no jantar de Natal organizado pela Junta de Freguesia na noite de sábado, 21 de Dezembro.

Sentaram-se à mesa 340 participantes, num encontro que além de celebrar a quadra natalícia, expressou a popularidade de João Charruadas, o presidente que reúne consenso entre os votantes, pelo caráter afável e disponibilidade constante em ajudar a que considera ser “a minha segunda família, e que muito amo. São vocês que me ligam quando necessitam de mim, mas são também vocês que me telefonam a agradecer o trabalho feito” declarou com emoção, dirigindo-se ao presentes.

A popularidade do autarca que raramente diz “não” ultrapassa os limites da freguesia, sendo disso prova a comparência de todos os presidentes de Junta do concelho, que aceitaram o convite para participar na festa.

A noite foi particularmente especial por coincidir com o aniversário do presidente da Câmara Rondão Almeida, que esteve em São Vicente a festejar os 82 anos de vida, acompanhado pela vice-presidente Anabela Cartas, os vereadores Tiago Afonso e Hermenegildo Rodrigues e a presidente da Assembleia Municipal Graça Luna Pais.

Rondão Almeida ouviu cantar os parabéns, e ouviu também as palavras de agradecimento de João Charruadas, que salientou a cooperação entre o Município e a Junta de Freguesia, enumerando algumas obras recentes, com destaque para ” a conclusão da estação elevatória, que ao fim de 40 anos acaba com o esgoto a desaguar para a barragem do Caia, a colocação dos painéis solares no edifício da Junta, a construção no novo loteamento, que permite acolher mais famílias que certamente darão mais crianças à localidade, a construção do desvio que encurta a ligação de São Vicente a Campo Maior, a repavimentação da Rua da Fonte e mais recentemente o lançamento da obra da envolvente à Praça de Touros”.

No final do discurso, João Charruadas deixou escapar a intensão de se candidatar ao terceiro mandato.

Rondão Almeida pegou na deixa para elogiar o presidente da Junta eleito pelo Partido Socialista, destacando “a melhor obra que um eleito pode fazer, é precisamente o que o João tem vindo a fazer, a aproximação às pessoas. Como ele disse, e muito bem, a sua segunda família está aqui. Essa é que é a essência de um político autárquico. Não é tomar posse hoje, e depois abandonar as pessoas. Sabem do que falo. Estiveram praticamente oito anos sem conhecer o presidente da Câmara. Mas a partir de 2021, o presidente da Câmara, conjuntamente com o presidente da Junta, aqui está presente diariamente, semanalmente, aquilo que for necessário”.

A exaltar a competência e ciente da popularidade que João Charruadas goza junto da população, Rondão Almeida cedeu espaço ao presidente da Junta para que possa vir a ser reeleito pelo PS, assegurando que não apresentará candidato pelo Movimento Cívico por Elvas em São Vicente. No momento em que arrecadou a espiga para ceder passagem ao punho, exclusivamente em São Vicente, Rondão Almeida apelou ao voto repartido: “Para a Junta de Freguesia votem João, para a Câmara Rondão”.

Já a trabalhar para que o objetivo seja alcançado, o presidente da Câmara de Elvas, agradeceu “o acolhimento” que a população de São Vicente lhe deu “ao longo de 30 anos” e lembrou “a obra feita” na localidade “dotada praticamente de todos os equipamentos coletivos que dão alguma qualidade de vida, desde a criança ao idoso. Não falta Jardim de Infância, Escola, Polidesportivo e à terceira idade não lhe falta um Centro de Dia e um Lar. Nós fizemos isto tudo em “x” mandatos, mas pergunto a todas as pessoas: o que é que se fez em São Vicente em oito anos correspondentes a dois mandatos?”. Com o foco a incidir novamente em João Charruadas acrescentou: “ninguém me é capaz de dizer ‘uma pedra na minha rua foi mudada’. Em oito anos! Há muito para fazer, mas no entanto o mundo rural foi esquecido durante oito anos. E se este amigo não estivesse cá, então é que estava tudo totalmente parado”. Depois caracterizou João Charruadas, como sendo “um homem simples de trabalho que se dedica a uma população”.

Voltando ao presente, Rondão Almeida direcionou a mensagem de Natal para uma reflexão: “pensem no que correu menos bem e que podemos tentar melhorar”, apelando a “um olhar especial sobre os mais velhos. Os que têm pais e avós nos lares, pensem que estas pessoas levaram uma vida inteira de sacrifício dedicada à família e agora é altura de não os abandonarem. Muitos filhos colocam os pais nos lares e depois não os vão visitar”. O presidente terminou destacando a reabilitação que está a ser feita em muitos lares do concelho “totalmente lotados e a necessitar de ampliação. Pensem nesse escalão etário, que é já o meu. É muito importante sentir o calor dos nossos filhos e dos nossos netos, tal e qual como eles sentiram o calor e a nossa presença enquanto foram crescendo”.

O jantar de Natal que se realizou ontem, 21 de Dezembro, no Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa, encerrou o circuito das celebrações de Natal organizadas pelas Juntas de Freguesia.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

As tradições vivas do Natal de Elvas – parte I

Vivemos a época mais mágica do ano. A celebração da Natividade, do nascimento de Jesus, de…