A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), através das suas diferentes unidades e equipas, tem vindo a desenvolver diversas ações de promoção da saúde e prevenção da doença, dirigidas a diferentes públicos, reforçando o compromisso com a literacia em saúde e a proximidade à comunidade.

No dia 17 de junho de 2026, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sôr/Montargil participou no Projeto Conectar Vidas E9G, integrado no Programa Escolhas e desenvolvido pela Associação Caminhar, promovendo uma sessão de sensibilização sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Dinamizada pela enfermeira Paula Belo, a iniciativa, intitulada “Mais informação – Riscos e prevenção de IST”, contou com a participação de oito jovens, entre os 13 e os 17 anos. Durante a sessão foram abordadas as principais infeções sexualmente transmissíveis, as formas de transmissão, sinais e sintomas, fatores de risco, complicações, bem como a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos cuidados de saúde.

Foi ainda dado especial destaque às medidas de prevenção, nomeadamente à utilização correta do preservativo, à vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e a Hepatite B, assim como à adoção de comportamentos sexuais responsáveis, conscientes e baseados no respeito mútuo. A sessão proporcionou um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas, contribuindo para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Também em Ponte de Sôr, no dia 29 de junho de 2026, realizou-se uma sessão de educação para a saúde dedicada à Diabetes Tipo 1, na Escola João Pedro de Andrade, dirigida a docentes, assistentes operacionais e técnicos de educação.

A ação foi dinamizada pelas enfermeiras Sandra Costa, da UCSP de Ponte de Sôr, Paula Belo, da UCC de Ponte de Sôr, e pela nutricionista Paula Chambel, com o objetivo de capacitar os profissionais da comunidade escolar para uma resposta mais segura e inclusiva no acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais.

Ao longo da sessão foram abordados temas como a monitorização da glicemia, administração de insulina, reconhecimento e atuação perante situações de hipoglicemia e hiperglicemia, alimentação adequada, contagem de hidratos de carbono, gestão das refeições em contexto escolar e cuidados durante a prática de atividade física.

Participaram na iniciativa oito docentes, quinze assistentes operacionais, quatro assistentes técnicas, a criança com diabetes que irá frequentar a escola no próximo ano letivo e a respetiva mãe. Foi reforçada a importância da articulação entre escola, família e profissionais de saúde na promoção de um ambiente escolar seguro e favorável ao desenvolvimento das crianças.

Entretanto, a UCC de Gavião iniciou, durante o mês de maio, uma campanha de sensibilização dedicada aos cuidados a ter com o calor e a exposição solar, face ao aumento das temperaturas.

As enfermeiras da unidade elaboraram e distribuíram folhetos informativos em diversos locais públicos do concelho e junto da população acompanhada pela Unidade Móvel de Saúde. Atendendo ao elevado número de pessoas idosas residentes no concelho, a campanha incluiu também momentos de educação para a saúde, com aconselhamento personalizado sobre medidas de prevenção dos efeitos do calor.

A iniciativa foi bem acolhida pela população, que demonstrou interesse pelo tema e adesão às recomendações transmitidas pelos profissionais de saúde.

Na área da saúde mental, a Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência da ULS Alto Alentejo dinamizou a atividade Hora do Conto – “O Balãozinho Vermelho: Ler Também é Cuidar da Mente”, no Centro de Recuperação de Menores de Assumar.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Biblioteca Municipal de Portalegre, foi dirigida às utentes da instituição e estruturou-se em dois momentos: a leitura do conto “O Balãozinho Vermelho”, conduzida por Luís Ensinas, da Biblioteca Municipal de Portalegre, seguida de uma reflexão orientada pelas profissionais da Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência sobre a importância da saúde mental e do desenvolvimento socioemocional.

Através desta abordagem integrada, a atividade procurou valorizar a leitura como ferramenta de promoção do bem-estar emocional, contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para a prevenção em saúde mental desde a infância.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Manuel Luís Goucha é embaixador das Festas do Povo de Campo Maior (C/VÍDEO)

Manuel Luís Goucha recorreu às redes sociais, na terça-feira, 14 de julho, para destacar o…