A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Joaquim Diogo, e pelo 1º Secretário Executivo, Carlos Nogueiro, no debate que se seguiu à apresentação do estudo sobre a “Implementação e Impactos do Programa de Valorização do Interior”, que se realizou na sexta-feira, 14 de Novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila de Rei.
“O Interior não é um problema, é uma oportunidade”. Na sua intervenção, Carlos Nogueiro refletiu sobre a importância de pensar as regiões como um todo, algo que acontece através da CIMAA, “uma plataforma privilegiada para alcançar consensos, que muitas vezes resultam na execução de projetos ou iniciativas diferenciadoras.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis. No discurso de encerramento, Hélder Reis referiu o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão como um bom exemplo do que é possível conquistar quando “15 autarcas se unem” em torno de um projeto estruturante para uma região,
neste caso, o Alto Alentejo.

O Programa de Valorização do Interior, que substituiu o Programa Nacional para a Coesão Territorial, destina-se a abrir uma nova etapa no desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação das últimas décadas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Coletivo SODA celebra o Dia Mundial da Oliveira com o Bordado Livre na freguesia de Vila Boim

A artesã Mariana Sirena, irá dinamizar um Encontro de Bordado Livre dedicado à celebração …