O Centro Interpretativo da Batalha dos Atoleiros abre amanhã as portas para uma ação de entrada livre.
6 de Novembro é a Festa de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, e o Município rende homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, permitindo o acesso gratuito ao Centro criado para explicar a importância histórica desta Batalha para a independência de Portugal, o papel de Nuno Álvares Pereira e a tática militar utilizada.
O espaço procura dar a conhecer ao público a crise de 1383-1385 e o legado da batalha, que demonstrou que o domínio militar castelhano não era inevitável, sendo um capítulo crucial na história portuguesa.
De volta à figura de Nuno Álvares Pereira, nasceu a 24 de junho de 1360, em Portugal. Filho de Álvaro Gonçalves Pereira, recebeu formação cavalheiresca e destacou-se desde jovem pela coragem e fé. Casou-se com D. Leonor de Alvim, com quem teve uma filha, Beatriz.
Durante a crise de 1383-1385, apoiou D. João, Mestre de Avis, na defesa da independência de Portugal face a Castela. Nomeado Condestável do Reino, conduziu o exército português à vitória decisiva na Batalha de Aljubarrota (1385).
Profundamente devoto da Virgem Maria e da Eucaristia, construiu várias igrejas e fundou o Convento do Carmo, em Lisboa. Após a morte da esposa, renunciou às riquezas e entrou para a Ordem do Carmo, adotando o nome de Frei Nuno de Santa Maria.
Faleceu no domingo de Páscoa, 1 de abril de 1431, sendo aclamado pelo povo como o “Santo Condestável”. Foi beatificado em 1918 e canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI.
O programa de homenagem ao Santo Condestável inclui uma Eucaristia às 18h00 na Igreja Matriz.

