A Câmara de Nisa lançou novo concurso público para construir a ponte sobre o rio Sever, que vai ligar Montalvão, naquele concelho alentejano, a Cedillo, na Estremadura espanhola, tendo o investimento subido para 16,5 milhões de euros.
O anúncio do procedimento do concurso público internacional para a construção da ponte sobre o rio Sever e acessibilidades foi hoje publicado em Diário da República (DR), consultado pela agência Lusa.
O prazo de execução do contrato é de oito meses e o objeto do mesmo envolve um investimento de 16,5 milhões de euros, sem IVA (Imposto Sobre Valor Acrescentado).
No final de março, a Câmara de Nisa já tinha lançado um primeiro concurso público relativo a este projeto, na altura contemplando um investimento superior a 12,5 milhões de euros.
Contactada hoje pela agência Lusa, a presidente do município, Idalina Trindade, explicou que foram apresentadas propostas “acima do preço-base” ao concurso anterior.
Com este novo procedimento, que implica “um valor mais alto”, a câmara está convicta de que irá adjudicar a obra.
“Vamos adjudicar a obra por um valor mais alto do que o inicial, porque as propostas foram todas acima do preço-base, por isso repetimos o concurso internacional. E vamos adjudicar em julho”, disse Idalina Trindade.
A ponte internacional sobre o rio Sever, em Montalvão, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, vai ligar a Cedillo, na comarca de Valencia de Alcántara, na Estremadura espanhola.
No anúncio do procedimento publicado em DR, a Câmara de Nisa indicou ainda que o prazo para apresentação das propostas concorrentes decorre até ao dia 14 de julho.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, em fevereiro, a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada referente ao projeto de construção desta ponte.
A ponte tem garantido financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando o projeto a ser desenvolvido pela Câmara de Nisa.
De acordo com a DIA consultada pela Lusa, o projeto “prevê a implementação de uma via com uma extensão total de 10,083 quilómetros”, a desenvolver no território de Portugal e Espanha, mas “grande parte” do trajeto corresponde à reabilitação da Estrada Municipal 1139 (EM1139).
No troço final está prevista “a abertura de um novo corredor, situado no lado português, de aproximadamente 850 metros de extensão junto à barragem” de Cedillo, enquanto a ponte vai ter 155,5 metros de comprimento.
O investimento, uma reivindicação antiga dos autarcas daquela região alentejana, vai permitir reduzir 85 quilómetros no percurso que, atualmente, é preciso fazer por estrada entre Montalvão e Cedillo.
O avanço deste projeto foi acordado entre Portugal e Espanha na mais recente cimeira entre ambos os países, realizada no Algarve.

HYT // RRL

Câmara Municipal de Nisa
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…