É já nos próximos dias 22 e 23 de maio que irá ter lugar o Congresso Nacional do Azeite, o mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola, que este ano conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República. O Congresso, que tem como tema os “Novos desafios para o “Setor”, irá ter lugar pela primeira vez em Campo Maior, no Centro Cultural de Campo Maior.

A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que irá ter lugar este ano, de 22 a 25 de maio, no Jardim Municipal de Campo Maior.

O Congresso Nacional do Azeite 2025 contará com 4 painéis nos quais participarão mais de 30 prestigiados oradores nacionais e internacionais em torno do debate sobre: “Novos Desafios do Setor”; “ESG no Setor Olivícola/Oleícola”; “Identidade do Azeite Português”: “Marca & Origem”; e “O Caminho do Azeite na Alta Cozinha”.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o sector Olivícola e Oleícola Nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica.  A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite acontece quando acaba de ser anunciado que a produção nacional de azeite (campanha 2024-2025) alcançou o segundo melhor resultado de sempre com um aumento de 10% face às 150 mil toneladas da campanha anterior, depois de Portugal – o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido  no ano passado como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial e ultrapassado a barreira dos Mil Milhões de Euros em exportações. 

A sessão de abertura estará a cargo do Presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão; do Presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha; e do Vice-Presidente da CCDRA,  Roberto Grilo.

Azeite
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR

Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…