O Domingo de Páscoa é o dia mais importante do calendário cristão. Assinala a ressurreição de Jesus Cristo, mancando a vitória sobre a morte e o pecado e a promessa de vida eterna. É o ponto alto da Semana Santa, período de reflexão e preparação para a celebração da ressurreição.
A importância do Domingo de Páscoa assenta em cinco pilares:
- Ressurreição de Jesus: A ressurreição é o fundamento da fé cristã, a prova da vitória de Jesus sobre a morte e a promessa de vida eterna para aqueles que creem.
- Celebração da fé: O Domingo de Páscoa é um dia de grande alegria e celebração para os cristãos, que se reúnem nas igrejas para louvar a Deus e celebrar a ressurreição de Jesus.
- Renovação da esperança: A ressurreição de Jesus oferece esperança e renova a fé nos cristãos, que podem enfrentar as dificuldades da vida com a certeza de que a morte não tem a última palavra.
- Sinal de vida nova: A Páscoa é um sinal de vida nova, de renovação e de esperança, que se reflete nas tradições e nos símbolos da festa.
- Importância do sacrifício de Jesus: O Domingo de Páscoa lembra -nos do grande sacrifício de Jesus na cruz, que nos libertou do pecado e nos deu a oportunidade de viver uma vida nova em Cristo.
Em Elvas as celebrações da Páscoa têm estado quase todas centralizadas na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a antiga Sé, onde hoje é celebrada a Missa de Páscoa às 18h00.

