Várias árvores de grande porte destruídas, um corte temporário de eletricidade e “prejuízos enormes” dos proprietários agrícolas foram o resultado dos ventos fortes registados hoje no concelho de Avis, no distrito de Portalegre, revelou o presidente da câmara.
Nuno Silva indicou à agência Lusa que esta ocorrência, que considerou tratar-se aparentemente de “um tornado”, foi registada, entre Avis e Ervedal, naquele concelho, “um pouco depois das 12:00”.
A freguesia de Ervedal e a vila de Avis, assim como alguns montes, ficaram temporariamente sem eletricidade, “devido à queda de um poste” da rede elétrica e a E-Redes, que teve de recorrer a geradores para restabelecer o fornecimento de eletricidade, estava ainda, cerca das 21:30, a efetuar trabalhos para normalizar a situação, adiantou o autarca.
O vento destruiu sobreiros centenários e outras árvores, e a Herdade de Fonte Paredes, foi uma das mais afetadas, tendo sido “destruída toda a área ajardinada”, acrescentou o autarca.
Contactada pela Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, indicou que durante o dia foi registada a queda de uma dezena de árvores nos concelhos de Sousel, Avis e Fronteira, no distrito de Portalegre.
Também no concelho do Crato, no distrito de Portalegre, várias dezenas de árvores foram hoje destruídas “aparentemente por um tornado”, disse à Lusa o coordenador municipal da Proteção Civil daquele concelho, João Marques.
TCA (HYT) // RBF
Lusa/Fim

Foto de Arquivo

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior reforça apoio aos empresários com sessões Gratuitas de acompanhamento ao negócio

O Município de Campo Maior, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alent…