A Cerci Portalegre vai avançar com a construção de um edifício de habitação colaborativa, composto por 12 apartamentos T1 e com capacidade para 36 residentes, num investimento superior a 1,1 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Cerci Portalegre, Luís Cardoso, explicou que o projeto de habitação colaborativa “INterGerAções” é, nesta altura, “um dos dois grandes projetos” que a instituição tem em curso.
“É um projeto-piloto no país com um conceito de abrangência familiar e abrangência comunitária”, explicou o responsável da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (Cerci) de Portalegre.
De acordo com Luís Cardoso, trata-se de um projeto que visa a construção de um edifício de raiz, que vai contar com 12 apartamentos T1 “para país e filhos e idosos” com deficiência e incapacidade.
“Trata-se de conjugar aqui uma necessidade que nos foi apresentada pelos pais dos nossos utentes relativamente ao modo como o tempo vai passando por todos nós e vai criando novos desafios”, acrescentou.
O projeto “INterGerAções”, que pretende reunir pais e filhos no mesmo edifício, tem ainda como objetivo “dar uma nova abordagem” à deficiência e à terceira idade.
A iniciativa conta com um apoio financeiro de 922 mil euros por parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Neste momento, estamos a avaliar as respostas relativamente ao concurso da obra, estamos numa fase de análise”, disse.
Luís Cardoso indicou ainda que a obra terá um prazo de execução de 14 meses.
Além deste projeto, a Cerci Portalegre tem em curso a construção de uma Residência de Autonomização e Inclusão, projeto que conta igualmente com financiamento do PRR, num investimento de 229 mil euros.
“É uma resposta social também muito relevante e necessária para a região, que vai permitir um alojamento para pessoas com deficiência ou incapacidade”, disse.
De acordo com o responsável, o edifício terá capacidade para acolher cinco utentes.
As duas obras vão surgir em terrenos junto à sede da Cerci Portalegre, na Quinta das Lajes.
 
HYT // RRL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…