A obra nasceu de uma união de vontades: foi editada pela Junta de Freguesia de Vaiamonte, paginada e impressa pela Câmara Municipal de Monforte e prefaciada por Manuel Luís Goucha. O nome é sugestivo e sintetiza um conteúdo, no mínimo, apetecível.
“Vaiamonte à Mesa – Um livro de receitas com uma aldeia alentejana dentro” reúne em 32 receitas a ancestralidade da gastronomia de uma das freguesias do Concelho.
Manuel Luís Goucha deixa transparecer isso na síntese inicial quando se refere aos pratos que ali se ensinam a confecionar como sendo “feitos ao longo de gerações em nossas casas, pratos da nossa Casa, Vaiamonte. De Janeiro a Dezembro, serviremos o prato e a sobremesa mais emblemáticos de cada mês, ao longo das várias estações do ano. Um ciclo gastronómico completo, saboreado por entre a temperança do Alentejo e singularidade da nossa aldeia. Mas, acima de tudo, as linhas e os pratos que se seguem, representam-nos a Nós, Vaiamontenses. À mesa. E fora dela”.
E por falar em apresentações, o momento em que o livro foi dado a conhecer não podia ser mais apropriado. O lançamento decorreu no dia 2 de Agosto, em Vaiamonte, durante as Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves.
A messa de hora foi integrada pelo presidente da Câmara Gonçalo Lagem, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Peixe e o presidente do Centro Social de Vaiamonte, António Clemente. Marcaram ainda presença os dois coautores da obra, Pedro Sepúlveda e Paulo Garrudo. A população também compareceu expressivamente e esteve lado de outros convidados, como, Ricardo Pinheiro, deputado eleito por Portalegre.
O melhor foi guardado para o fim: depois da sessão, foi possível degustar alguns dos pratos que fazem parte do livro.





