O Centro Comercial El Faro, em Badajoz, está a viver a quadra natalícia com uma oferta comercial ampla, mas tem vindo a apostar numa experiência de proximidade e de surpreender o cliente português e espanhol com actividades imprevistas.
Com o conceito de centro comercial em constante mudança, Paulo Belchior, campomaiorense que dirige o centro comercial El Faro há três anos, explica-nos de que forma, este Natal, uma visita às galerias comerciais é muito mais abrangente do que simplesmente o acto de comprar um produto numa das lojas.
A união de Portugal e Espanha é desde logo visível assim que se entra numa das entradas do espaço. Com produtos típicos de Badajoz, das regiões da Extremadura e do Alentejo, o Mercado Navideño proporciona uma sensação de mercadinho de Natal assente numa variedade de produtos em que é possível encontrar o afamado jamón ibérico ou doçaria tradicional, desde ovos moles de Aveiro a pastéis de nata.
São pequenas bancas, decoradas a preceito, que oferecem outros artigos como antiguidades, brinquedos, raridades, vestuário e acessórios de moda. Nelas estão empresários locais, de Campo Maior, de Elvas e de várias localidades vizinhas.
O Natal no El Faro promove-se enquanto espaço atractivo para todas as idades. Possui elementos fotogénicos ‘instagramáveis’ espalhados pelo centro comercial, mas também um urso de 5 metros com iluminação e uma árvore de Natal de 12 metros de altura, todos visitáveis por dentro, proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Para as crianças, há diversas atracções, como comboios temáticos, áreas de jogos infantis e teatros espontâneos, além da oportunidade de visitar um trono com a presença do Pai Natal em que é possível registar uma fotografia memorável.
O centro comercial também adoptou, entre Dezembro e Janeiro próximo, experiências físicas e digitais para atrair clientes, oferecendo um calendário do advento com prémios diários, num total de 5.000, através de códigos QR. Além disso, surpreenderá os visitantes com a presença do emissário oficial dos Reis Magos, prometendo dois dias especiais em Janeiro.
“Vai ser um show visual impactante em que os camelos e cavalos que integram o evento parecem ter movimentos de tal forma reais que só tocando se percebe que não o são. Vai ser espectacular e impressionante”, promete Paulo Belchior.
Associado a estas actividades existem descontos nas lojas, promoções nos cinemas e novidades na zona de jogos Galaxy Party. Belchior destaca esta mudança nos centros comerciais, agora centrados no entretenimento, afirmando que a experiência vai muito além do consumo.
O El Faro ampliou recentemente a sua oferta com um posto de combustível self-service e, em breve, irá incluir um casino digital, oferecendo uma gama mais vasta de entretenimento para os visitantes adeptos do bingo, roleta ou slots machine. O objectivo é proporcionar uma experiência completa, onde as pessoas podem desfrutar de diversos serviços, desde marcas conhecidas até a momentos de lazer.

Os comerciantes estão já a sentir o efeito da proximidade do Natal e do Dia de Reis, salientando o maior fluxo de clientes nesta época do ano e, também, nas vendas que se efectivam nos meses de Dezembro e Janeiro.
Carmen Gonzalez é de Badajoz e responsável pela loja de moda e acessórios Laucala. “Os portugueses procuram-nos muito, as vendas de Natal já estão a notar-se bastante. O El Faro tem sido um bom local de negócio, uma vez que tem levado a cabo dinâmicas, como o Mercado de Natal, que atrai muita gente”, vincou.
O elvense Dâmaso Pereira, da Alentejano No-Trash, está presente no Mercadinho de Natal com antiguidades, raridades e coleccionismo. Refere que “o centro comercial El Faro tem sempre tantas pessoas nesta altura do ano que achámos interessante esta oportunidade de divulgarmos os nossos produtos, porque, além disso, a nossa oferta é tão específica que não existe nada semelhante nas galerias comerciais”.
Ana Luísa Murcela, de Campo Maior, concebeu de raiz o espaço À Portuguesa, que apresenta confeitaria tradicional com doces típicos regionais de todas as regiões de Portugal.
“Proporcionamos uma viagem gastronómica onde é possível provar o Pão de Ló de Ovar, a Torta de Azeitão, os Fidalgos, o Toucinho do Céu de Alcobaça. O público espanhol tem aderido muito bem porque eles gostam da nossa comida e da nossa doçaria. Tem sido muito satisfatório e estamos muito felizes por estar aqui”, vincou.
Presente todo o ano no El Faro, Luís Manuel García gere a loja El Armario de Papi. “Vendemos artigos de senhora com preços fixos de 10, 12 e 15 euros. As vendas têm sido boas. Na realidade estou convicto de que quanto mais crise existe mais benefício tenho devido à procura por preços baixos. Há muitos clientes portugueses e eles, inclusive, trazem-me muitas sobremesas para conhecer a gastronomia portuguesa”, sublinhou.
Vitó Filipe, da Sapataria Gui Shoes, apostou no centro comercial desde a sua abertura e, por isso, sabe como a época de Natal “costuma ser boa” para ambos os públicos – português e espanhol – que se desloca ao El Faro porque “proporciona mais oferta e por isso as pessoas preferem fazer aqui as suas compras”.
No contexto actual, a chave para diferenciar-se está na capacidade de surpreender os clientes. O El Faro procura proporcionar um ambiente que vá além das expectativas, conquistando assim a preferência dos diferentes públicos, desde crianças até aos mais idosos, com actividades que surpreendem e não estão programadas.

Publireportagem

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