O Norte Alentejo volta a ser palco da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’23. A segunda edição realiza-se entre os dias 2 e 16 de Abril, em mais de 100 restaurantes de todos os concelhos do distrito de Portalegre: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

A continuidade destas quinzenas gastronómicas consolida a afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com uma marca territorial que já é reconhecida a nível nacional, baseada na importância histórica e económica do gado ovino, que ostenta a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.

Depois de uma primeira edição que contou com mais de 100 restaurantes aderentes e milhares de visitantes, o objectivo deste ano passa por trabalhar para que os pratos confeccionados com esta carne continuem a satisfazer quem for repetente e, simultaneamente, atraiam quem quiser visitar pela primeira vez.

Quem visitar Sousel e os restantes municípios do Norte Alentejo ao longo dos 15 dias correspondentes ao período pascal poderá saborear diferentes receitas de borrego, tais como as famosas costeletas e o ensopado.

A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site www.souselcapitaldoborrego.pt ou nas redes sociais do projecto (Facebook e Instagram).

“Depois de uma primeira edição tão bem-sucedida, o nosso caminho só poderia ser, naturalmente, o da continuidade e crescimento. A carne ovina tem, como muitos outros produtos endógenos, uma importância nevrálgica para a nossa região. Queremos que estas quinzenas sejam um pretexto para que todos possam provar o melhor borrego da Europa e, ao mesmo tempo, conhecer o melhor do Alto Alentejo”, refere Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.

Chef Jorge Peças continua a sua parceria com Sousel Capital do Borrego

A 2.ª edição das Terras do Borrego volta a contar com a assinatura premium do conceituado chef Jorge Peças, natural do concelho de Sousel, responsável pelos destinos gastronómicos do Convento do Espinheiro, em Évora, e que nesta edição será responsável pela confecção de várias entradas e petiscos que farão as delícias de quem quiser visitar um dos 100 restaurantes espalhados pelos 15 municípios.

“Foi com orgulho que aceitei o convite para me tornar embaixador da primeira edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego e foi também com orgulho que olhei para os resultados que foram alcançados e para o sucesso que tivemos junto de quem nos visitou. Foi, por isso, fácil voltar a responder afirmativamente ao convite para me envolver na segunda edição de uma iniciativa que tanto está a fazer pela minha terra-natal”, explica Jorge Peças, chef embaixador da quinzena gastronómica.

Nesta segunda edição das Terras do Borrego, os participantes continuam a ter direito a um passaporte cujo preenchimento lhes dará acesso a ofertas culturais ligadas ao município de Sousel.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…