O tempo em Portugal continental vai ser condicionado até quinta-feira por uma “região depressionária complexa”, com regresso de chuva forte, em especial na região sul, e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“O estado do tempo no território do continente será condicionado até dia 09 [quinta-feira], por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica, em deslocamento rápido para oeste, com expressão em altitude”, refere o IPMA em comunicado.
Desta forma, o IPMA prevê a ocorrência de precipitação, até meio da tarde de quinta-feira, em especial na região sul, sendo que até ao final da manhã de quarta-feira poderá ser sob a forma de neve nas regiões Norte e Centro acima de 600/800 metros de altitude.
Ainda de acordo com o IPMA, a ocorrência de neve pode descer aos 400/600 metros no extremo norte durante a noite de dia quarta-feira. Nesse período há a possibilidade de queda de neve na serra de S. Mamede, na região fronteiriça do nordeste alentejano.
O IPMA indica ainda que no Alentejo e Algarve a precipitação poderá ser “localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo”.
A partir de quinta-feira, o IPMA prevê um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve, com ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros.
O IPMA já emitiu aviso amarelo para os distritos de Guarda e Castelo Branco, devido à previsão de neve, que irá vigorar entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira, alertando como impactos prováveis a acumulação e possível formação de gelo, com vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
Também os distritos de Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, entre as 00:00 e as 15:00 de quarta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
-
PSP com operação “Páscoa em Segurança” entre 1 e 9 de Abril
A PSP vai realizar, entre os dias 1 e 9 de Abril, a operação “Páscoa em Segurança 2023”. … -
Autoridades lançam campanha de sensibilização “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
As autoridades vão desenvolver entre segunda e quinta-feira a campanha "Ao volante, o tele… -
Elvas: Cerca de 140 alunos dos Colégios de Teresianos de Portugal participam em evento desportivo
A abertura do evento desportivo Liga-Te(eresiana) realiza-se esta sexta-feira, 24 de Março…
Carregar mais artigos relacionados
-
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?… -
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril … -
Carregar mais artigos por Redacção
-
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?… -
PSP com operação “Páscoa em Segurança” entre 1 e 9 de Abril
A PSP vai realizar, entre os dias 1 e 9 de Abril, a operação “Páscoa em Segurança 2023”. … -
Reguengos de Monsaraz: Pulseira electrónica para homem que agredia ex-companheira
A GNR deteve segunda-feira, dia 27 de Março, em Reguengos de Monsaraz, um homem, de 63 ano…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?…