O Agrupamento de Escolas de Campo Maior recebeu recentemente duas distinções, nomeadamente selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” e “Escola Saudável”.
No primeiro caso, trata-se do reconhecimento das ações desenvolvidas pelo agrupamento na promoção e na implementação, do plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying.
Segundo Jaime Carmona, director do Agrupamento, “todo o trabalho levado a cabo nas nossas escolas é escrupulosamente analisado e existem etapas e aspetos fundamentais que são alvo de avaliação: • Constituição de uma equipa; • Níveis de educação e ensino envolvidos; • Articulação com componentes curriculares; • Certificações/Reconhecimentos; • Projetos/Iniciativas no PAA e PADDE; • Identificação e resposta a casos de Bullying;
• Exemplos de Boas Práticas; • Situações a melhorar”.
O responsável esclarece que a atribuição do selo “não premeia a não existência de situações, mas sim todo o trabalho de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying. Idealmente será para esse estado “zero” de Bullying e ao Ciberbullying que procuramos caminhar”.
No segundo caso, o selo de “Escola Saudável”, pretende reconhecer o mérito do Agrupamento que através das suas práticas contribuam para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.
“Veja-se o que consta no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, onde a escola, enquanto ‘ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, os/as alunos/as adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar’, e onde ‘constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista, mobilizando valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável’, salienta.
O director do Agrupamento, Jaime Carmona, indicou que “não são os selos que nos movem, porém, são o reconhecimento por instituições idóneas do trabalho desenvolvido por todos os que formamos a Comunidade Educativa de Campo Maior: Alunos, Professores, Pais, Pessoal Não Docente e entidades locais e regionais”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…