Nos próximos dias irão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA) em comunicado.

 As anomalias (variação em relação aos valores médios) serão mais significativas no interior Norte e Centro e para a temperatura máxima. Contudo, os valores mais elevados de temperatura máxima irão registar-se em todas as regiões do Interior, atingindo 35 a 40 °C até dia 23, descendo para 33 a 38 °C até dia 27. Nas regiões do Litoral, a temperatura máxima irá variar entre 30 e 35 °C até dia 23, descendo para 28 a 34 °C até dia 27. Na faixa costeira, em todo este período, a temperatura máxima irá variar entre 22 e 29 °C. Os valores da temperatura mínima irão variar entre 13 e 19 °C até dia 27 na generalidade do território, sendo que se prevê a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima s uperior a 20 °C) na região Sul no dia 20, sábado, e entre os dias 23 e 25 na região Norte, Interior Centro, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio.

O tempo será em geral seco, havendo a possibilidade de ocorrência de instabilidade a meio da semana nas regiões do interior. O vento começará por soprar do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte durante o fim de semana, podendo soprar por vezes forte no litoral e terras altas. Por todos estes motivos, este período corresponde a um elevado perigo de incêndio rural. A presente situação meteorológica deve-se à ação conjunta de um anticiclone localizado inicialmente sobre os Açores e posteriormente a norte deste Arquipélago, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude a partir do final de 3ª feira, dia 23 de agosto.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por João Alves e Almeida
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: Detido com mais de 1 200 quilos de azeitona e 162 doses de haxixe

Campo Maior – Detido com mais de 1 200 quilos de azeitona e 162 doses de haxixe …