Se procura as melhores dicas de SEO para que o seu website tenha melhor desempenho em 2022, chegou ao sítio certo. Este texto irá esclarecê-lo sobre as melhores formas de otimizar a sua página para os motores de busca.

Após escolher as melhores palavras-chave, e antes que se dedique à escrita de conteúdos, tem escolhas a fazer. Se rejeita recorrer a uma agência de SEO para se ocupar profissionalmente da otimização do seu website, deverá interrogar-se acerca do seguinte: Qual é o assunto do seu website? Qual é o seu objetivo? Quão empenhado é que você está?

Dicas de SEO

Após responder às questões anteriores, há que começar a construir a sua página da web respeitando determinados preceitos. Sem estes, as possibilidades de levar a sua página da internet para um patamar superior serão muito menores.

1. O seu website deverá ser sobre um assunto

Procure manter a sua página na internet circunscrita a somente um tópico. Ao decidir-se por um assunto principal, poderá utilizar uma palavra-chave transversal a todo o website.

Esta estratégia conferirá à sua página um grau de confiança que a beneficiará na pesquisa. Poderá utilizar o Google Keyword Planner para selecionar as melhores palavras-chave para o seu tópico principal.

2. Coloque as palavras-chave onde mais importam

Inclua o tópico principal do seu website no seu título, no endereço URL, na descrição, nas palavras-chave, nos títulos de página e nos conteúdos. Se utiliza o WordPress, pode fazer muitas destas alterações nas Definições Gerais.

3. Faça hiperligações para páginas do seu site

É inteiramente apropriado divulgar o seu conteúdo no seu próprio website. Espalhe links para os seus conteúdos que possam interessar aos utilizadores, com uma pequena menção do assunto desses conteúdos.

Os links provenientes do exterior também são importantes. Procure levar outros websites a integrarem links para os seus conteúdos, pelo que deverá investir bastante nestes, fazendo uso de uma escrita cuidada e fundamentada.

4. Use links permanentes com palavras-chave

Alguns websites têm links permanentes (permalinks) pouco agradáveis à vista, usando, por exemplo, números para identificar páginas. Além de esta ser uma prática pouco recomendável em SEO, fica bastante inestética na barra de endereço do browser.

Ao invés, procure usar links permanentes que utilizem palavras-chave nos endereços URL. Identifique a página no endereço URL de acordo com o seu conteúdo específico. Embora possa ter como endereço “https://oseusite.pt/p=3”, será bastante melhor usar o endereço “https://oseusite.pt/ofertas”.

5. Remova qualquer elemento que abrande o seu site

O tempo de carregamento das páginas é importante, pelo que deverá retirar do seu website tudo o que o possa tornar mais lento. Verifique se tem leitores multimédia embebidos, imagens de elevada resolução ou plugins de que não necessita.

6. Utilize palavras-chave nas imagens

Inclua os termos que remetem para o assunto da sua página nos títulos das imagens, nas suas descrições e nos atributos alt. Renomeie o ficheiro de modo a que este tenha palavras-chave (por exemplo, o ficheiro “d786.png” deverá passar a ter o nome “tendas-baratas.png”).

7. Faça links externos para conteúdos relevantes

Pode muito bem incluir no seu website um blogroll ou uma lista de hiperligações. Faça um uso parcimonioso destas ligações, pois cada uma delas é uma “votação” noutra página. Por outro lado, se esses links forem bastante clicados, a sua página ganhará autoridade.

8. Atualize frequentemente o seu site

Os websites com dinamismo de conteúdos alcançam rankings geralmente melhores do que os que se mantêm imutáveis durante muito tempo. É por esse motivo que os blogues são constantemente atualizados com novas publicações.

9. Certifique-se de que o seu website está indexado

Embora muitos motores de busca encontrem e façam a indexação do seu conteúdo, será melhor não contar com isso. A indexação aos principais motores de busca, de entre os quais o Google é o mais importante, é indispensável para que os utilizadores o encontrem no vasto oceano da internet.

10. Mantenha o mesmo domínio

Um dos fatores que interfere com a autoridade de um website perante os motores de busca é a sua idade. Se procurar despertar o interesse no seu website mudando constantemente o nome de domínio, terá o efeito exatamente contrário.

Conclusões

O conjunto de dicas aqui apresentado irá certamente traduzir-se em benefícios para a sua página web. Porém, de todas as dicas aqui elencadas, esta é a mais determinante: escreva de forma natural e humana. Nenhuma estratégia será eficaz, se a sua escrita se assemelhar ao que um robô escreveria. Caso não sinta confiança na sua escrita, não hesite em procurar os serviços de um bom copywriter.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Delta The Coffee House Experience sugere experiências únicas de café para este Natal

É tempo de partilha e de estar próximo de quem mais gostamos nesta época tão especial e fe…