Um projeto que visa a criação de um centro tecnológico de técnicas de construção civil de forma sustentável e de baixo impacto ambiental, está a começar a ser desenvolvido em Monforte, foi hoje revelado.
A criação do Centro Tecnológico de Técnicas de Construção Sustentável é coordenada pela Câmara de Monforte, com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), do Fórum da Energia e Clima, do Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Direção-Geral do Património Cultural.
“Queremos um centro que permita estudar a forma da aplicação generalizada de técnicas de construção civil tradicional que têm menor pegada ecológica, menor emissão de gases com efeitos estufa e menor contributo para a pegada carbónica”, explicou à agência Lusa o presidente do IPP, Luís Loures.
Os responsáveis do projeto, que conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), procuram agora encontrar linhas de financiamento para apresentar uma candidatura.
“A câmara [Monforte] apresentou a ideia à CCDR Alentejo e esta comissão achou que era muito relevante. Agora estamos a aguardar que apareça alguma linha de financiamento onde o projeto se enquadre para se fazer uma candidatura”, disse.
O centro poderá vir a surgir em Monforte num espaço que poderá ser reabilitado ou construído de raiz, embora o presidente do IPP defenda que o mesmo projeto deva surgir num edifício reabilitado.
“Eu acho que, até pela filosofia do centro, o que faz sentido é a reabilitação de um edifício [a definir pelo município] já com técnicas de construção tradicional, mas isso vai depender daquilo que for o aviso do concurso”, acrescentou.
Luís Loures disse ainda que o IPP, além do ‘know-how’, integra este projeto com a sua “validação técnico-científica”.
Para o IPP, este centro “vai ao encontro” de vários projetos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos na instituição de ensino nos últimos anos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Cheiro e fumo intenso devido a queimada de ramos de árvores

Elvas: Cheiro e fumo intenso devido a queimada de ramos de árvores …