À boleia da última final da Champions, no Stade de France, em Paris, que colocou frente a frente o Liverpool e o Real Madrid, com a equipa de Courtois a sagrar-se pela 14ª vez campeã da Europa, destacamos alguns do números da Liga dos Campeões da Europa, que vão ficando e fazendo história.

Pode acompanhar na Betway, as apostas desportivas e ficar a par das mais recentes novidades desportivas, com calendários, resultados e estatísticas.

14 títulos de Campeão Europeu

O Real Madrid é, de longe, a equipa com mais finais vencidas. A equipa chegou a uma final de Champions por 17 vezes e sagrou-se campeão em 14 ocasiões.

A somar aos cinco títulos conquistados pelo Barcelona, a Espanha é o país com mais títulos, num total de 19 taças.

O pódio europeu

A completar o pódio dos Campeões Europeus da UEFA, o AC Milan, que se sagrou por sete vezes campeão da Europa e a partilha do terceiro lugar pelo Bayern de Munique e Liverpool, ambos com seis taças.

Também no que toca aos países, depois da Espanha, a Inglaterra e a Itália, com 14 e 12 títulos respetivamente, fecham o pódio.

Destaque para Portugal, à frente de muitos países europeus, com quatro títulos conquistados: dois pelo Sport Lisboa e Benfica (em 1960/61 e 1961/62) e dois pelo Futebol Clube do Porto (em 1986/87 e 2003/04).

Vencedores da prova milionária

São 22 as equipas que se sagraram campeãs na final da Champions. Para além das que ocupam das equipas do pódio e das equipas portuguesas e do Barcelona, que já falamos, temos na lista o Ajax, por quatro vezes campeão europeu; o Manchester United e o Inter de Milão, ambos três vezes da Champions e com duas taças, a Juventus, o Chelsea e o Nottingham. A fechar a lista nove clubes, que conseguiram vencer a taça de campeões da Europa, uma vez.

100% de eficácia

O Futebol Clube do Porto ocupa, com outras quatro equipas europeias, o ranking de clubes com 100% de eficácia nas finais da Champions, ou seja, venceram as duas finais em que participaram.

Do outro lado da “barricada”, com 100% de ineficácia, clubes como Atlético de Madrid ou Eintracht de Frankfurt, derrotados em todas as finais em que participaram.

Os milhões de prémios

Nesta temporada, o valor do prémio da conquista da Champions valeu ao Real Madrid 82 milhões de euros. Já o Liverpool arrecadou para os seus cofres 80 milhões de euros, com prêmios em todas as fases da taça, das preliminares aos grupos, dos oitavos aos finalistas.

As datas da edição 2022/23

A 68ª edição da principal competição de clubes da Europa, a 31ª desde que foi alterada para UEFA Champions League começa no dia 21 de junho, com a fase preliminar, os jogos da fase de grupos terão início em setembro e a competição disputa-se até 10 de Junho de 2023. Pode seguir esta e outras competições em sites como a Betway, com informação atualizada em permanência.

Conteúdo patrocinado

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

China participa ativamente em missões de paz no mundo

China participa ativamente em missões de paz no mundo …