Apesar dos troféus conquistados e do número de competições realizadas no nosso país, a equitação continua a ser uma atividade pouco promovida em Portugal. Curiosamente, o nosso legado e os cavalos lusitanos deveriam impor-se e fazer desta “arte” um estandarte do desporto luso. Tal não é o facto!
Para os adeptos da(s) modalidade(s) deixamos uma lista das principais disciplinas equestres e dos respetivos calendários de competições:

Obstáculos

A prova de saltos de obstáculos avalia o binómio cavaleiro – cavalo e testa, entre outros, a potência, velocidade e obediência do cavalo e a equitação do cavaleiro.
Existem diversos tipos de provas – com ou sem cronómetro, barrage, estafetas – e os concursos dividem-se em várias categorias, da A a C e Festivais.
Há, em média, cerca de uma dezena de competições nacionais de obstáculos. As últimas deste ano estão agendadas, de 17 a 19 de dezembro, na Sociedade Hípica Portuguesa, com Competição de Saltos C e no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, com Competição de Saltos A.
Se quiser, confira ainda as competições de saltos internacionais e outras notícias e eventos.

Dressage e Paradressage

O Dressage destina-se a pôr em evidência a ligação entre cavalo e cavaleiro, através de exercícios específicos, segundo uma rigorosa e criteriosa lista de avaliação, desde a atitude do cavalo à postura do cavaleiro, durante o passo, trote e galope.
Também neste caso, as provas apresentam vários níveis de dificuldade, dos principiantes aos olímpicos.
O calendário de competições nacionais encerrou no Centro Hípico de Arruda, com a Competição Dressage Nacional (CDN), de 8 a 12 de dezembro.

Curso Completo de Equitação (C.C.E.)

Como o nome indica, esta é a competição mais completa. Põe à prova cavalo/cavaleiro combinando Ensino, Raide e Obstáculos. Velocidade, habilidade, destreza, confiança são alguns dos critérios avaliados. Estrada, trilho, obstáculos e solo irregular são os pontos altos da competição.
A última competição nacional, decorreu já no início deste mês, em Barroca d’Alva, Alcochete.

Raides

A competição destina-se a avaliar a velocidade e resistência do cavalo e a relação cavalo/cavaleiro no terreno.
As provas são divididas em fases, regra geral de 40 km e podem durar um ou mais dias.
Os últimos raides de endurance 2021 estão agendados para o dia 18 de dezembro, no Monte da Oliveirinha, em Évora, com categorias de Provas CEP 80KM, 60KM, 40KM e CER 20KM.

Atrelagem

Esta é uma competição de equipas, com grupo de cavalos e/ou póneis e podem combinar Ensino, Maratona e Condução em Obstáculos (cones). Já o cavaleiro é avaliado pela sua destreza e comando geral da equipa.
A última competição de 2021, foi a Taça Agrovouga – Combinado de Maratona de Atrelagem, no Parque de Exposições de Aveiro, em Novembro.

Equitação de Trabalho

Esta modalidade baseia-se na equitação tradicional de cada país e foi criada, pelos italianos, para difundir o tipo de monte do trabalho de campo.
A competição é, regra geral, de três dias e é constituída por várias etapas: Ensino; Prova de Obstáculos; Velocidade e  Prova da vaca, estando dividida em vários escalões.
As competições desta modalidade acontecem, em território nacional, entre fevereiro e novembro.

Técnicas de Randonnée Equestre de Competição (TREC)

As competições, nesta modalidade, incluem três provas: Percurso de Orientação e Regularidade, Percurso por Terreno Variado e Medição de Andamentos, tendo como objetivo avaliar a autonomia do cavaleiro para passear/viajar a cavalo com segurança.
Não há registo de competições nacionais desta modalidade nos últimos dois anos.

Horseball

A competição põe em campo duas equipas, de quatro jogadores cada, com o objetivo de apanhar a bola do chão sem desmontar, efetuar três passes, rematar e marcar golo. A Final do Campeonato Nacional Sénior, bem como a U16 Final Liga Trophy + Open U12 e U14, realiza-se de 17 a 19 de Dezembro, na Sociedade Hípica Portuguesa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Empresas

Veja também

Nissan Boutigest estabelece parceria com município de Vendas Novas para transporte através de viatura eléctrica

Desde o dia 12 de Janeiro que serviço municipal “Transporte a Pedido”, em Vendas Novas, é …