O Governo vai promover a realização de um estudo serológico a cinco mil funcionários e utentes de lares de idosos, para aumentar o conhecimento científico sobre a duração dos efeitos da vacina nesta população, foi hoje anunciado.
O estudo será conduzido “ainda em agosto” nas regiões do Alentejo e Algarve e terá “participação voluntária”, indica comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O objetivo, explica o ministério, é aumentar o conhecimento científico atual sobre a duração dos efeitos da vacina na população idosa, analisando a imunidade nos idosos mais vulneráveis que já foram vacinados, comparando-a com a dos funcionários vacinados na mesma altura.
O estudo, promovido no âmbito do programa integrado daquele ministério de apoio aos lares de idosos devido à pandemia por Covid-19, será conduzido pela Fundação Champalimaud e pelo Algarve Biomedical Center (ABC) que “vai contactar todas as instituições destas regiões, solicitando a participação dos utentes e dos profissionais, até se atingir a meta de 5 mil participantes”.
Segundo a tutela, os testes não terão “quaisquer custos para as instituições” que participarem no estudo, cujos resultados serão apresentados publicamente em setembro.
“Os resultados do estudo serão partilhados com as autoridades de saúde e poderão contribuir para decisões futuras sobre esta matéria”, assinala.
A 05 de agosto, as autoridades de saúde contabilizavam 53 surtos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2 em lares de idosos, com um surto em Proença-a-Nova a suscitar maior atenção por parte da União das Misericórdias Portuguesas.
De acordo com números disponibilizados então à agência Lusa pela Direção-Geral da Saúde, os 53 surtos ativos, em números atualizados na segunda-feira, envolviam 829 casos de infeção diagnosticados.
Por administração regional de saúde, era em Lisboa e Vale do Tejo que se contavam mais surtos (25) e pessoas infetadas (270).
No Norte havia 10 surtos e 247 pessoas infetadas, no Alentejo oito surtos e 68 infeções, no Centro seis surtos e 138 infetados e no Algarve quatro surtos e 106 pessoas infetadas.
-
Três árbitros alentejanos confirmados na Liga Portugal Betclic 2026/27
O Alentejo volta a estar representado ao mais alto nível da arbitragem nacional na tempora… -
Homem detido por maus-tratos a bebé de 3 meses que acabou por morrer em Serpa
Um homem de 69 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de maus-tratos q… -
Prémios JABA 2026: Já estão abertas as candidaturas para a XX edição do Certame Transfronteiriço de Criações Jovens
Já estão abertas as candidaturas para a XX edição dos Prémios JABA – Certame Transfronteir…
Carregar mais artigos relacionados
-
ADRCJSVV revalida títulos nacionais em bala a 50 metros
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa (ADRC… -
Já são conhecidos os adversários de “O Elvas” para a pré-temporada
O Elvas anunciou na sexta-feira, dia 18 de julho, através das suas redes sociais, o calend… -
Município de Vila Viçosa associa-se à Campanha Nacional de Sensibilização para as Demências
O Município de Vila Viçosa juntou-se à divulgação da Campanha Nacional de Sensibilização p…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Onda de calor persiste com discreto recuo nas temperaturas máximas
Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. Vento mais intensonas terras altas. Tempo que… -
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M…
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
ADRCJSVV revalida títulos nacionais em bala a 50 metros
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa (ADRC…