Hoje, dia 9 de junho, véspera do dia de Portugal, estão programadas várias atividades em diferentes pontos da Estremadura espanhola e nas quais Portugal e a sua cultura são protagonistas. A primeira delas é a inauguração da exposição bilingue “História do Fado”, organizada pelo Centro de Língua Portuguesa da Universidade da Extremadura. É um tour expositivo composto por 20 cartazes com textos e imagens que permitem a criação de um fio histórico sobre este género musical que, em 2011, passou a fazer parte do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A exposição está aberta até 27 de junho na Biblioteca Pública Bartolomé J. Gallardo em Badajoz, localizada na Avenida del Guadiana s⁄n.

Cinema português

A Cinemateca da Extremadura tem dois filmes portugueses no seu cartaz.

Hoje, 9 de junho, é exibido na sede de Badajoz (MEIAC, entrada C⁄ Virgen de Guadalupe), com exibição às 18h15 e 20h30, o filme Technoboss , dirigido por João Nicolau e com Luísa Cruz, Miguel Lobo Antunes, Américo Silva e Duarte Guimarães.

O Technoboss conta a história de Luis Rovisco, divorciado e na casa dos 60 anos, que mora com seu gato Napoleão e trabalha como diretor comercial em uma empresa de segurança. Enquanto espera pelo sonho da reforma, quase sempre podemos encontrá-lo ao volante de seu carro, cantando canções inventadas para superar as injustiças da vida. Mas essas canções mudarão de registro inesperadamente quando ele conhece Lucinda.

Uma viagem pela Raya em Cáceres

Depois da sua apresentação na semana passada em Badajoz, é hoje apresentada, na Feira do Livro de Cáceres, a última das publicações do professor, escritor e colunista José Ramón Alonso de la Torre. Um passeio pelo Raya percorre toda a fronteira luso-espanhola, de Ayamonte a Caminha, numa obra repleta de histórias, curiosidades, anedotas e referências à gastronomia de todo este território. O livro conta com um epílogo do historiador e professor da Universidade de Extremadura César Rina, e uma extensa reportagem gráfica de Esperanza Rubio.

A apresentação terá lugar às 19h15 no Paseo de Cánovas em Cáceres.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por João Alves e Almeida
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Luísa Moreira vence eleições na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre

Luísa Moreira vence eleições na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre …