“Escolas totalmente encerradas ou a “meio-gás”, Recolha de lixo por fazer, sapadores florestais paralisados, segurança social parcialmente parada e o descontentamento geral a fazer-se ouvir” é a descrição da União dos Sindicatos do Norte Alentejano perante a greve de hoje da função pública.

Em comunicado enviado ao jornal Linhas de Elvas, a USNA sublinha que encerram escolas em Arronches, Campo Maior, Crato, Castelo de Vide, Fronteira, Gavião, Nisa e Portalegre.

No município do Crato, segundo o sindicato, a adesão à paralisação ronda os 50% nos serviços da Segurança Social e 80% nas oficinas. A adesão à greve na recolha de lixo e equipas de sapadores florestais no concelho de Avis foi de 100%.

A USNA indica ainda “dezenas de serviços” autárquicos de atendimento ao público paralisados.

Neste dia, no distrito de Portalegre, um conjunto de activistas sindicais e trabalhadores das autarquias, em greve, concentraram-se na Praça da República, em Elvas, a fim de divulgar os dados conhecidos de adesão à greve e de dar visibilidade às razões que os levaram a recorrer a esta forma de luta.

“Autarquias como Crato, Sousel, Alter, Elvas, Campo Maior, Nisa e outras, além de terem excluído os representantes dos trabalhadores da negociação desta matéria, não irão aplicar o Suplemento de Penosidade e Insalubridade (SPI) com retroactivos a Janeiro como a LOE permite e a mais elementar justiça recomenda”, refere a direcção da união de sindicatos.

“Muitos mais trabalhadores teriam aderido à greve não fosse o facto de terem, neste dia, de assegurarem o funcionamento dos centros de vacinação e testagem. De notar que, em relação aos que se encontram em teletrabalho, não é possível a esta altura aferir a percentagem de adesão”, acrescentou a mesma fonte.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…