Dois estrangeiros e uma empresa foram esta semana acusados pelo Ministério Público da comarca de Grândola por alegados crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal.
Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) explicou que o Ministério Público (MP) acusou um homem e uma mulher estrangeiros, de 77 e 57 anos, respetivamente.
A acusação, deduzida “esta semana”, disse à Lusa fonte do SEF, visa também uma empresa da qual o homem estrangeiro é proprietário, estando em causa a prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal.
Este caso remonta a uma investigação denominada “Espace” e iniciada em dezembro de 2019, pelo SEF, na região do Alentejo.
Nesta investigação, “foram identificadas três vítimas de tráfico de seres humanos de nacionalidade estrangeira”, mais precisamente “um casal, de 40 e 46 anos, e o filho de 21 anos”, revelou o SEF.
Estas pessoas foram angariadas “no seu país de origem, para trabalharem para os arguidos sem obedecer aos formalismos legais necessários para o efeito”.
“Das vítimas de tráfico, o homem veio primeiro para Portugal, juntando-se-lhe depois a mulher e o filho”, relatou.
O objetivo dos três era “refazerem aqui a sua vida, trabalhando para os arguidos na construção e manutenção de um empreendimento turístico onde eles próprios teriam a sua casa”.
“O casal e o filho acabaram por ficar na total dependência dos arguidos, sujeitos a exigências crescentes, com a imposição de horários de trabalho excessivos, sem direito a folgas e sem o pagamento das condições salariais acordadas”, disse o SEF.
Segundo o comunicado, “os arguidos recrutaram ainda outros trabalhadores estrangeiros em situação irregular em Portugal, aproveitando-se da sua situação precária e vulnerável”.
A ação operacional para cumprimento de mandados judiciais foi realizada pelo SEF em outubro de 2020.
Um dos arguidos, após ser presente a tribunal, ficou sujeito a prisão preventiva, mas atualmente essa medida de coação está transformada em obrigação de permanência na habitação.
De acordo com o SEF, “as vítimas regressaram, por vontade própria, ao seu país de origem”.
-
Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brig… -
Um morto e quatro feridos no despiste no concelho de Moura
Um homem morreu e outros quatro ficaram feridos, três deles com gravidade, no despiste do … -
Estrada Nacional cortada em Moura devido a despiste com cinco vítimas
A Estrada Nacional 255-1 (EN255-1), na zona de Moura, distrito de Beja, está cortada ao tr…
Carregar mais artigos relacionados
-
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem… -
Preparado para atravessar para 2026? Na contagem decrescente trazemos-lhe a lista dos rituais para atrair um Feliz Ano Novo
O decorrer do ano dirá da eficácia, mas independentemente do resultado, faz parte da tradi… -
Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brig…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem… -
Preparado para atravessar para 2026? Na contagem decrescente trazemos-lhe a lista dos rituais para atrair um Feliz Ano Novo
O decorrer do ano dirá da eficácia, mas independentemente do resultado, faz parte da tradi… -
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…