O território pretende tornar-se um destino turístico de referência graças ao seu extenso património e aos seus inúmeros atrativos.

É a maior albufeira da Europa e a sua envolvente é composta por doze concelhos da Extremadura e do Alentejo português. Toda a zona que integra o Alqueva pretende promover-se pelo que já é um paraíso constituído por um valioso património natural, histórico e cultural, que conta com inúmeros atrativos turísticos e de lazer para atrair os visitantes.

Seus 250 quilómetros quadrados de superfície de água doce e seus 1.200 quilómetros de costa permitem que desfrute da prática de inúmeras atividades aquáticas, pesqueiras e náuticas. Mas o Alqueva é muito mais do que um enorme lago. O seu carácter transfronteiriço configura ao mesmo tempo um espaço cultural único, onde se misturam a língua, a gastronomia e as tradições de dois países com tantos séculos de história.

O ambiente espanhol do Alqueva é constituído pelas localidades de Alconchel, Cheles, Olivença, Táliga e Villanueva del Fresno. Cinco vilas únicas na província de Badajoz ricas em recursos, como azinheiras e sobreiros onde vivem o touro bravo e o porco ibérico, castelos e vilas medievais, arquitectura civil e outros vestígios da herança portuguesa, aves de especial valor ornitológico, bem como atividades de turismo ativo e ecoturismo. Longe das multidões dos destinos habituais, o Alqueva é uma proposta original e fascinante para todos os públicos.

Outro atractivo que o Alqueva oferece é olhar para o céu. Todos os concelhos dispõem de excelentes condições para a observação das estrelas e estão certificados com o distintivo que os credencia como ‘Destino Turístico Starlight’. De facto, Alqueva tornou-se no primeiro local transfronteiriço a receber este selo, graças aos seus miradouros celestes e ao observatório astronómico que se encontra na vila de Monsaraz.

Sem dúvida, Alqueva é um dos territórios da região com maior potencial a ser explorado. Mas a zona já iniciou o processo com o qual pretende se colocar no mapa como um dos pólos turísticos emergentes da Península Ibérica.

https://alquevaparque.com/actividades-alqueva/alqueva-astroturismo?utm_source=branded_content&utm_medium=cpm&utm_campaign=2021_Alqueva&utm_content=astroturismo

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Pandemia não alterou estabilidade económica da China

Duas conferências de Imprensa promovidas pelas autoridades chinesas mereceram grande atenç…