O PS apresentou no parlamento um projeto de lei para a “proteção e valorização” do barranquenho, com o objetivo de reconhecer este falar típico do concelho de Barrancos, no distrito de Beja, como língua oficial.
O projeto de lei foi entregue a 26 de fevereiro e será levado à próxima conferência de líderes, “para agendamento da discussão”, revelou hoje à agência Lusa Pedro do Carmo, deputado eleito por Beja e primeiro subscritor do documento.
Subscrevem também o projeto de lei todos os deputados socialistas eleitos pelos três distritos do Alentejo (Beja, Évora e Portalegre), assim como os que fazem parte da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação, num total de 22 deputados.
Segundo Pedro do Carmo, esta iniciativa legislativa “reconhece o direito a cultivar e promover o barranquenho, enquanto património cultural imaterial, instrumento de comunicação e de reforço de identidade da população de Barrancos”, vila raiana do distrito de Beja que faz fronteira com Espanha.
“É um projeto de lei e não um projeto de resolução, ou seja, não é uma recomendação ao Governo, mas sim algo que terá força de lei [caso seja aprovado], o que faz toda a diferença”, disse.
O deputado alentejano acrescentou que esta proposta tem por base o Programa de Preservação e Valorização do Património Linguístico e Cultural de Barrancos, que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Barrancos, em conjunto com a Universidade de Évora.
Nesse sentido, o projeto de lei, consultado pela Lusa, prevê “o direito à aprendizagem do barranquenho” nas escolas, em “articulação com a autarquia local e o agrupamento de escolas”.
Com a aprovação do projeto, será também possível às instituições públicas localizadas ou sediadas no concelho de Barrancos emitir os seus documentos em formato bilingue, isto é, em português e “acompanhados de uma versão em barranquenho”.
Em caso de aprovação da proposta no parlamento, será ainda “reconhecido o direito a apoio científico e educativo, tendo em vista a investigação” e “a formação de professores de barranquenho”.
Pedro do Carmo sublinhou que a aprovação do projeto de lei permitirá igualmente a candidatura de iniciativas de proteção e promoção do barranquenho “a fundos comunitários e internacionais, para valorizar e salvaguardar este património imaterial”.
No enquadramento do projeto de lei, é referido que o barranquenho é “uma língua híbrida, ainda que sem tradição escrita, única no mundo pelo seu caráter misto de português e espanhol, falado pelos cerca de 1.300 residentes e por todos os naturais do concelho”.
Segundo a câmara, “o barranquenho é o resultado do contacto entre o português meridional (o alentejano) com fortes traços das variedades meridionais espanholas (andaluzas e extremenhas)”.
A origem do barranquenho estará ligada aos assentamentos de súbditos do reino de Castela na Idade Média à volta do Castelo de Noudar, em Barrancos.
-
Alentejo: Mulher de 66 anos morre após ser atingida por carro junto a passadeira
Uma mulher, de 66 anos, morreu na noite de domingo, dia 28 de Setembro, em Beja, após ser … -
Agente da PSP disparou sobre si próprio depois de bater em três carros
Viveram-se momentos de pânico e incredulidade nesta sexta-feira, 26 de Setembro, na capita… -
Tribunal rejeita recursos contra CHEGA e PS de Nisa: “Sem fundamento ou fora de prazo”
Em despacho divulgado nesta segunda-feira, 22 de Setembro, ao qual o Linhas de Elvas teve …
Carregar mais artigos relacionados
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe… -
CDU apresentou listas aos órgãos autárquicos de Elvas
A CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) de Elvas apresentou, ao final da tarde de… -
Exclusão da lista do MCPE à freguesia de Assunção indigna Rondão Almeida e Joaquim Amante
A exclusão definitiva da candidatura do Movimento Cívico por Elvas (MCPE) à Junta de Fregu…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…