O presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, que substituiu este mandato no cargo Luís Mourinha, não vai concorrer às eleições autárquicas deste ano, revelou o próprio à agência Lusa.
Francisco Ramos, eleito pelo Movimento Independente por Estremoz (MiETZ), era vice-presidente do município e, em fevereiro de 2019, assumiu a liderança da câmara, após a perda de mandato do então presidente Luís Mourinha, também eleito pelo MiETZ, condenado em tribunal pelo crime de prevaricação.
O atual presidente da autarquia disse hoje à Lusa que não vai candidatar-se às eleições autárquicas agendadas para este ano e justificou a sua decisão por defender a “rotatividade em termos de cargos políticos”.
Segundo Francisco Ramos, a “limitação de três mandatos que há para o presidente do município, deveria ser também para o vice-presidente e para os outros vereadores que exerçam o cargo a tempo inteiro”.
O autarca considerou que “12 anos são mais do que suficientes para o desempenho do cargo autárquico” e sublinhou que “há que dar o lugar a outras pessoas”.
Francisco Ramos explicou ter integrado o MiETZ para “cumprir um mandato” e, agora, está a “concluir o terceiro”, sublinhando que, nas eleições autárquicas de 2017, informou o movimento de que este seria o seu último mandato.
“Em desapego total pelo poder, a minha ideia é regressar à instituição a que estou ligado em termos profissionais”, adiantou.   
O atual presidente do município, Francisco João Ameixa Ramos, de 60 anos, natural de Estremoz, vice-presidente da autarquia entre novembro de 2009 e fevereiro de 2019, é licenciado em Direito e inspetor de finanças do quadro da Inspeção-Geral de Finanças.
O executivo municipal de Estremoz é constituído por quatro eleitos do Movimento Independente por Estremoz e três do PS.

TCA // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Atletas do CEN preparam-se para o Olímpico Jovem

Dez atletas do Clube Elvense de Natação (CEN) participaram no Torneio Olímpico Jovem do Di…