O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL) está a solicitar reuniões com todas as autarquias do distrito de Portalegre para negociar a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade.
“O que o STAL exige é o reconhecimento de que todos os trabalhadores abrangidos desenvolvem funções correspondentes ao nível máximo de penosidade e insalubridade, 15% da remuneração base diária, nunca inferior a 4,99 euros por dia”, refere o sindicato em comunicado.
O STAL já foi recebido pelas Juntas de Freguesia de Galveias, Alpalhão, Avis, Aldeia Velha, Alcórrego, Ervedal e Figueira e Barros, assim como pelo Município de Monforte.
“Na expectativa de ir o mais longe possível na aplicação do suplemento de penosidade e risco, estas autarquias solicitaram já um conjunto de pareceres técnicos ao STAL, mas concordaram com o reconhecimento do nível máximo de penosidade e insalubridade aos trabalhadores que venham a ser abrangidos”, acrescenta o sindicato.
Este suplemento “não corresponde completamente às reivindicações do STAL”, uma vez que “exclui o risco e a atribuição de outros direitos”, tais como “mais dias de férias, a redução do horário de trabalho e da idade legal da reforma”.
Por este motivo, a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade “fica restrita a três grupos de trabalhadores: higiene urbana, saneamento e cemitérios”.
O STAL vai, por isso, “continuar a luta pela aplicação efectiva e abrangente do suplemento junto do Governo, um suplemento que reconheça e valorize não só a penosidade e a insalubridade mas também o risco do trabalho operacional, permitindo abranger mais trabalhadores”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…