A Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Viçosa, no distrito de Évora, contestou hoje o corte ao trânsito de um troço da Estrada Nacional (EN) 254, junto de uma pedreira, e reclamou alternativas adequadas.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Comissão de Proteção Civil lamenta a decisão da Infraestruturas de Portugal (IP), que procedeu ao corte definitivo do trânsito na EN254 entre Vila Viçosa e Bencatel e interditou o tráfego de pesados no troço da EN255 entre Vila Viçosa e Pardais, sem “alternativas adequadas”.
No documento, a Proteção Civil local alerta que a medida implica “graves prejuízos sociais para as populações e económicos para as empresas do concelho e da região”.
A decisão da IP, sobre estas estradas, junto a pedreiras situadas no concelho de Vila Viçosa, já provocou protestos e manifestações por parte da população de Bencatel e a contestação do município, dos presidentes das juntas de freguesias de Bencatel e de Pardais e do PCP.
Segundo a estrutura municipal, a “decisão tomada pela IP” merece contestação por “reduzir significativamente o grau de resposta dos meios de socorro em caso de eventuais ocorrências de doenças ou de sinistro” e por “multiplicar a distância a percorrer entre a sede de concelho e as freguesias de Pardais e de Bencatel”.
A comissão municipal pretende “exigir que a Infraestruturas de Portugal encontre rapidamente as soluções e alternativas para que a circulação rodoviária” seja “efetuada com elevados índices de segurança e na distância mais curta, mantendo os níveis de proximidade atual”.
Na nota, é solicitado à IP que “preste esclarecimento” relativo “às informações/pareceres” que conduziram à sua decisão.
A tomada de posição foi enviada para a Infraestruturas de Portugal, Presidência da República, primeiro-ministro, órgãos governamentais da tutelam e grupos parlamentares da Assembleia da República, assim como para as câmaras municipais e respetivas assembleias municipais de Alandroal, Borba e Redondo.
Em declarações à Lusa, a 20 de janeiro, fonte oficial da IP, anunciou o corte definitivo ao trânsito da EN254 junto a Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, a partir do dia 22 de janeiro, por questões de segurança, devido à proximidade de uma pedreira.
A mesma fonte revelou que a decisão estava relacionada com a proximidade daquela estrada da pedreira “Monte d’el Rei”, que tem cerca de “134 metros de profundidade” e que se encontra a cerca de 30 metros da via, quando deveria estar “a mais de 400 metros”.
A IP disse estar, juntamente com a câmara, a tentar “encontrar uma solução” alternativa para a circulação entre Vila Viçosa e Bencatel.
Na altura, a mesma fonte revelou também que a IP faria uma intervenção na EN255, entre Vila Viçosa e Alandroal, para permitir a circulação de pesados, interdita devido à proximidade de outra pedreira.
Em relação a esta via, a Câmara de Vila Viçosa revelou, no dia 25 de janeiro, que a interdição do trânsito a veículos pesados estava em “vias de resolução”.
-
Dois feridos em colisão frontal no IP2
Em declarações ao "Linhas de Elvas", o Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civi… -
Município de Vila Viçosa oferece equipamento fulcral de custo elevado aos Bombeiros
Os Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa adquiriram um compressor torácico. … -
“Natal Encantado” levou magia e sorrisos às escolas do concelho de Monforte
No dia 16 de Dezembro de 2025, o CLDS 5G, Operação IUPI 5G Monforte (Integração: Unidos Pr…
Carregar mais artigos relacionados
-
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co… -
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Dois feridos graves no acidente em Moura helitransportados para Lisboa e Oeiras
Um ferido grave no despiste do automóvel ocorrido hoje no concelho de Moura foi helitransp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…