O Município de Alandroal aprovou os preços dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos a praticar em 2021.
A Autarquia explica que, “por força do endividamento e de compromissos com fundos comunitários, o Município não é livre de estabelecer os preços ou reduções que entender para o serviço de águas e está obrigado a praticar os preços recomendados pela ERSAR e a ter taxas de cobertura dos serviços de pelo menos 90%”.
“Estas taxas de cobertura eram muito baixas no início do mandato (por exemplo, 30% nos resíduos urbanos) e graças ao investimento realizado e ao esforço de optimização dos recursos têm vindo a subir. Reflexo disso, a taxa de cobertura nos resíduos urbanos subiu para 110%, o que permite, para 2021, compensar os munícipes com uma redução deste preço em 10% na tarifa fixa e entre 20% e 31% na tarifa variável”, acrescenta.
Ainda segundo o Município, “esta redução seria ainda maior se não tivesse sido aprovada, pela Agência Portuguesa do Ambiente, para o próximo ano, o aumento significativo da TGR (Taxa de Gestão de Resíduos)”.
A redução das tarifas de resíduos urbanos “permitirá compensar esse agravamento” e ainda “uma redução efectiva nos custos na facturação dos clientes, nesse serviço”.
Como a factura que os munícipes recebem em casa reflecte os preços dos três serviços (água, saneamento e resíduos urbanos) e os dois primeiros não se alteram, o valor global a pagar por mês sofre uma redução em relação a 2020.
O presidente da Autarquia, João Grilo, afirma que “o Município espera poder manter esta trajectória de descida progressiva do preço a pagar e está já a preparar novas medidas que contribuam para isso”.
“Em preparação está a disponibilização aos munícipes da possibilidade de receberem a sua factura por via electrónica. Uma vez que os custos com o correio físico são elevados, esta medida, além de ambientalmente ajustada, pode ter reflexos nos preços a pagar. Quanto mais pessoas aderirem à factura electrónica, maior será o benefício para todos”, conclui o autarca.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Covid-19: Campo Maior com mais nove pessoas recuperadas

Nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de pessoas infectadas com Covid-19 no c…