As Jornadas Europeias do Património 2020, este ano subordinadas ao tema Património e Educação, decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural, a nível nacional.

O tema desta edição pretende sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, bem como para a riqueza e complexidade desta relação em diversas áreas. 

A Direção Regional de Cultura do Alentejo inscreveu no programa das JEP 2020 a visita temática ‘Do barreiro à cantarinha’ integrada no seu projeto Alentejo, PATRIMÓNIOS (1.ª edição) que tem por objetivo promover o Património Cultural Imaterial da Região (mais informação em www.cultura-alentejo.pt ). Esta visita, em torno dos Barros de Beringel, realiza-se dia 26 de setembro, no Centro Cultural de Beringel (concelho de Beja), mediante inscrição através do endereço eletrónico info@cultura-alentejo.gov.pt , e é limitada a 14 participantes.  

Entre várias iniciativas com inscrição gratuita, que se realizam na região Alentejo no âmbito das JEP 2020, nos dias 25 e 26 de setembro, a Fundação Cidade de Ammaia organiza visitas guiadas/percursos orientados subordinados ao tema Património e Educação – O Anfiteatro da Ammaia, que terão lugar na Cidade Romana de Ammaia (concelho de Marvão). No dia 25 as visitas são dirigidas ao público escolar e no dia 26 ao público em geral, mediante inscrição prévia através do contacto 245 919 089 (Museu Cidade de Ammaia). 

No dia 26 de setembro terá lugar a Visita acompanhada ao Bairro da Malagueira, projetado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, com início no Anfiteatro da Malagueira, em Évora, às 10h e às 15h. Esta ação é organizada pelo CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, promovida pelo Projeto de Investigação Malagueira – Património de Todos, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A participação nas visitas encontra-se sujeita a inscrição prévia para malagueira@uevora.pt, limitada a 10 inscritos por visita. 

Também no dia 26, com ponto de encontro na bilheteira das Ruínas Romanas de Troia (concelho de Grândola), às 16h30, haverá visitas guiadas/ percursos orientados e passeio pedestre na orla do estuário do Sado, gratuitos, com a organização de Troia Resort, mediante inscrição para arqueologia@troiaresort.pt| 939 031 936.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portugal regista mais 19 mortos e 2.577 infectados. Alentejo com 44 novos casos e uma morte

Portugal contabiliza hoje mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirm…