A Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (FENACAM) elegeu os seus novos órgãos sociais para o quadriénio 2020-2023, tendo decorrido neste seguimento a cerimónia de tomada de posse.

A FENACAM, criada em novembro de 1978 com o objectivo de representar, promover e defender os interesses comuns das Caixas Agrícolas associadas, bem como o Crédito Agrícola em geral, contribuindo para a sua estabilidade em Portugal, conta com Jorge Manuel da Piedade Volante, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Porto de Mós, como presidente do Conselho de Administração, eleito pelo segundo mandato consecutivo; Manuel António Chaveiro de Sousa Soares da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cadaval enquanto presidente da Mesa da Assembleia Geral; e António Manuel Melo Gomes de Sousa da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores como presidente do Conselho Fiscal.

Para o quadriénio 2020-2023 os novos órgãos sociais sublinham a importância de reforçar a representação político-institucional das Caixas de Crédito Agrícola portuguesas, e o apoio ao desenvolvimento das condições para assegurar o eficaz e robusto funcionamento da actividade das Caixas Agrícolas.

Jorge Manuel da Piedade Volante, presidente do Conselho de Administração da FENACAM, afirma que “as Caixas de Crédito Agrícola são verdadeiros motores de crescimento local e social, com cerca de 700 agências a operar localmente, atendendo mais de 400.000 associados e 1.500.000 clientes, principalmente consumidores, PMEs e comunidades. É fundamental olharmos para o futuro e trabalharmos com as nossas 69 Caixas Agrícolas associadas e demais parceiros, para continuar a mitigar o impacto causado pela pandemia e darmos continuidade aos projectos inovadores que dão força ao cooperativismo nacional”.

A nível europeu, os bancos cooperativos têm uma representação de 84 milhões de membros, 209 milhões de clientes, 713.000 funcionários e uma quota média de mercado na Europa de cerca de 20%.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Empresas

Veja também

EDP Distribuição e Direção-Geral da Educação apoiam famílias para aulas à distância

A EDP Distribuição e a Direção-Geral da Educação acabam de lançar a Academia Digital para …