A II Convenção Nacional do Chega foi hoje marcada para 19 e 20 de Setembro, na cidade alentejana de Évora, disse à Agência Lusa o presidente demissionário e deputado único do partido, André Ventura, que se recandidata.
A decisão foi tomada pela direcção do Chega e pela Mesa da Convenção e o evento vai seguir-se às eleições directas para a liderança, agendadas para 05 de Setembro. Questionado pela Lusa, Ventura confirmou que se vai recandidatar à liderança do partido.
A convenção “contará com a participação dos diversos partidos europeus, parte da família europeia do Chega, o grupo Identidade e Democracia (ID)”, garantiu Ventura.
André Ventura adiantou que a presença do presidente da ID, o belga Gerolf Annemans (Interesse Flamengo” “já está confirmada”, enquanto a francesa Marine Le Pen (Frente Nacional) e o italiano Matteo Salvini (Liga Norte) estão por confirmar.
Os dois dias de trabalho vão decorrer, “em princípio, na Arena da Universidade de Évora”, sendo antes eleitos 500 delegados de todo o país, já contando com membros inerentes e observadores.
O então presidente eleito vai propor nomes para a nova direcção e restantes órgãos sociais que terão de ser aprovados pela maioria dos delegados presentes.
Ventura foi eleito presidente da Direcção Nacional do Chega na I Convenção Nacional do partido, que decorreu entre 29 e 30 de Junho de 2019, no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, Lisboa.
O deputado demitiu-se da liderança do partido no início de Abril, após ser criticado internamente pela forma como votou a renovação do estado de emergência, decretado devido à pandemia de Covid-19.
Num vídeo divulgado na altura, o parlamentar alegou estar “farto” e “cansado” dos que “sistematicamente boicotam” a direcção do partido.
As regras foram mudadas recentemente e agora “os candidatos a presidente da Direcção Nacional deverão ser propostos por, pelo menos, três presidentes das Comissões Políticas Distritais e um presidente de Comissão Política Regional, os quais deverão validar as respectivas candidaturas, princípios e propostas apresentadas pelas mesmas, no quadro dos valores fundamentais vertidos nos estatutos”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Política

Veja também

Dois jovens apanhados a furtar veículo em Ponte de Sor

Dois jovens, de 16 e 18 anos, foram surpreendidos hoje, em Ponte de Sor, em flagrante a fu…