A Câmara de Portalegre vai investir perto de 1 milhão de euros para “retocar a maquilhagem” da capital de distrito do Alto Alentejo.
Trata-se do projeto de Requalificação Global dos Espaços Públicos da Zona Comercial do Centro Histórico de Portalegre, que “há muito vem sendo trabalhado” mas só agora reuniu condições para avançar, com a comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 85%.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente do município local, Adelaide Teixeira, sublinhou que a cidade de Portalegre, nomeadamente o Centro Histórico precisa de um “retoque de maquilhagem” que lhe devolva a dignidade e atractividade.
A autarca adiantou que o projecto visa a regularização geral do terreno e repavimentação de toda a área de intervenção, onde se incluem calçadas e largos; remodelação do sistema de drenagem superficial; introdução de sistema de iluminação LED; ensombramento e micronebulização, ou seja, arrefecimento evaporativo; eliminação de travessias aéreas de fios eléctricos e a colocação de novo mobiliário urbano, tais como bancos, cinzeiros, papeleiras, canteiros e esplanadas.
A obra deverá arrancar no segundo semestre deste ano.