O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro foi hoje oficialmente inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

O acto oficial teve lugar no Auditório do novo espaço e usaram da palavra, para além do Ministro da Educação e Ciência, o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela; o presidente do Município, Ricardo Pinheiro; o director do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Emílio Pernas e o Comendador Rui Nabeiro.
Pedro Murcela revelou a sua satisfação por Campo Maior ter ao seu dispor um equipamento com as melhores condições para os alunos campomaiorenses.
Já o autarca Ricardo Pinheiro começou por saudar todos os alunos que este ano iniciaram o seu ano lectivo no novo Centro Escolar, reiterando depois o seu “orgulho por, passados dois anos do início da obra, ter o privilégio de inaugurar” este equipamento que vem colocar Campo Maior na linha da frente do ensino a nível nacional e europeu.
O presidente do Município afirmou que a mudança para esta nova escola permite aos estudantes “ter concentrado no mesmo edifício refeitório, pavilhão desportivo, laboratórios, biblioteca, auditório e salas de apoio, entre muitas outras valências, que permitem aos alunos permanecer no mesmo espaço, com conforto, com segurança e acima de tudo, com condições para que o seu sucesso escolar seja uma realidade”.
Ricardo Pinheiro fez questão de realçar a importância do projecto “Campus Maior”, que consiste na criação de um Centro de Robótica, Criatividade e Pensamento Computacional, que tomará como referência conceptual e prática, a sala de aula do futuro, quer nos seus conteúdos e abordagens, quer nas valências e áreas fundamentais.
Sobre o nome atribuído ao Centro Escolar, o autarca deixou uma palavra para o Comendador Rui Nabeiro, “um visionário que apostou na formação dos seus funcionários, quando alguns empresários viam apenas mais uma despesa para as suas empresas, reflectindo-se essa aposta no crescimento da sua empresa, que acabou por se tornar no maior empregador do distrito. É por este percurso de vida, por este exemplo de vida para todos nós que atribuímos o nome a este edifício de Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro”.
José Emílio Pernas realçou o empenho e dedicação de professores, alunos e assistentes operacionais, em conjunto com o Município de Campo Maior, para “ultrapassar os problemas próprios de uma mudança desta dimensão e graças aos quais foi possível, em menos de três semanas, ter o Centro Escolar a funcionar da melhor maneira”.
O Comendador Rui Nabeiro agradeceu a homenagem que lhe foi feita ao atribuir o seu nome ao Centro Escolar, incitando todos a dar o seu melhor em prol da comunidade de modo que este novo espaço seja “uma referência para todos e para que Campo Maior, mais uma vez, se possa destacar”.
O ministro Nuno Crato revelou sentir que está a fechar um ciclo, uma vez que, há cerca de dois anos atrás, esteve exactamente no mesmo espaço, então um descampado, para colocar a primeira pedra deste projecto. O governante manifestou o seu agrado por ver esta obra concluída, afirmando que esta deve ser um orgulho para o país, no geral, e para Campo Maior em particular.
Terminados os discursos o grupo de teatro do Município “EntrePalcos” apresentou um excerto da peça “A Magia das Cores”.
Seguiu-se o descerrar de uma placa alusiva à inauguração e uma visita às instalações do novo espaço.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Lares confinados em Castelo de Vide após duas funcionárias testarem positivo

Dois lares de idosos em Castelo de Vide estão confinados, após duas funcionarias terem tes…