Conforto de utilização acrescido e ainda maior economia são dois argumentos adicionais com que a Opel vai reforçar em breve a gama ADAM, graças à mais recente geração da caixa de velocidades automatizada Easytronic 3.0.
Também disponível para o modelo Corsa, a nova caixa Easytronic 3.0 alia o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma caixa de velocidades manual. Graças ao desenho compacto, este componente é também mais leve do que uma transmissão automática convencional.
A Easytronic 3.0 da Opel é uma caixa manual robotizada de cinco velocidades, com baixo atrito, optimizada para motores de baixa cilindrada. No modo de funcionamento automático, o engrenamento de velocidades e o comando da embraiagem fazem-se através de actuadores electro-hidráulicos. A sofisticada gestão eletrónica selecciona automaticamente a velocidade indicada para cada situação de condução, o que se traduz numa redução efectiva de consumo de combustível. O sistema electro-hidráulico assegura troca rápida de velocidades, tanto no modo automático como no modo semiautomático quando o condutor acciona a alavanca para a frente ou para trás.
O sistema Start/Stop contribui para reduzir ainda mais o consumo de combustível em condução urbana. O ADAM 1.4 Easytronic, com motor “atmosférico” de 1,4 litros e 87 cv de potência, poupa 0,4 litros de gasolina a cada 100 km por comparação com a versão de caixa manual de cinco velocidades (combinação não disponível no mercado português). Isso equivale a emissões de menos 10 gramas de CO2 por quilómetro, baixando para 109 g/km. O consumo médio em ciclo misto é de 4,7 l/100 km.
No que diz respeito à utilização, a caixa Easytronic 3.0 recebeu evoluções que permitem obter mudanças de velocidades mais rápidas e mais suaves. O sistema mecânico possui novos accionadores ligados à mais recente tecnologia de sensores e gestão electrónica, assentando tudo numa caixa profundamente revista, com novos conjuntos de carretos. As relações mais longas permitem baixar o regime de rotações do motor, por exemplo, em autoestrada, com reflexos positivos no consumo de combustível e no ruído. Nas manobras a baixa velocidade a caixa adopta um modo de funcionamento especial que torna mais suaves e progressivos os arranques para a frente e para trás.
O novo ADAM 1.4 Easytronic já está disponível no mercado português, sendo proposto ao preço de 16.195 euros no ‘ambiente’ JAM e 17.095 euros no GLAM.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Temperaturas sobem a partir de quarta-feira e podem atingir 40 graus em algumas regiões

As temperaturas vão subir a partir de quarta-feira em Portugal continental, podendo atingi…