Conforto de utilização acrescido e ainda maior economia são dois argumentos adicionais com que a Opel vai reforçar em breve a gama ADAM, graças à mais recente geração da caixa de velocidades automatizada Easytronic 3.0.
Também disponível para o modelo Corsa, a nova caixa Easytronic 3.0 alia o conforto de uma transmissão automática com a eficiência de uma caixa de velocidades manual. Graças ao desenho compacto, este componente é também mais leve do que uma transmissão automática convencional.
A Easytronic 3.0 da Opel é uma caixa manual robotizada de cinco velocidades, com baixo atrito, optimizada para motores de baixa cilindrada. No modo de funcionamento automático, o engrenamento de velocidades e o comando da embraiagem fazem-se através de actuadores electro-hidráulicos. A sofisticada gestão eletrónica selecciona automaticamente a velocidade indicada para cada situação de condução, o que se traduz numa redução efectiva de consumo de combustível. O sistema electro-hidráulico assegura troca rápida de velocidades, tanto no modo automático como no modo semiautomático quando o condutor acciona a alavanca para a frente ou para trás.
O sistema Start/Stop contribui para reduzir ainda mais o consumo de combustível em condução urbana. O ADAM 1.4 Easytronic, com motor “atmosférico” de 1,4 litros e 87 cv de potência, poupa 0,4 litros de gasolina a cada 100 km por comparação com a versão de caixa manual de cinco velocidades (combinação não disponível no mercado português). Isso equivale a emissões de menos 10 gramas de CO2 por quilómetro, baixando para 109 g/km. O consumo médio em ciclo misto é de 4,7 l/100 km.
No que diz respeito à utilização, a caixa Easytronic 3.0 recebeu evoluções que permitem obter mudanças de velocidades mais rápidas e mais suaves. O sistema mecânico possui novos accionadores ligados à mais recente tecnologia de sensores e gestão electrónica, assentando tudo numa caixa profundamente revista, com novos conjuntos de carretos. As relações mais longas permitem baixar o regime de rotações do motor, por exemplo, em autoestrada, com reflexos positivos no consumo de combustível e no ruído. Nas manobras a baixa velocidade a caixa adopta um modo de funcionamento especial que torna mais suaves e progressivos os arranques para a frente e para trás.
O novo ADAM 1.4 Easytronic já está disponível no mercado português, sendo proposto ao preço de 16.195 euros no ‘ambiente’ JAM e 17.095 euros no GLAM.
-
Santa Eulália: Cavaleiro Rui Lanternas vence Raide Hípico
O cavaleiro elvense Rui Lanternas conquistou sábado, 28 de Janeiro, a XXIV edição do Raide… -
Elvas: Coleccionador António Cachola adquire peças da artista elvense Elisabete Fiel
Pelo menos três peças da mostra de trabalhos "Ensaio sobre a Alegria", da autoria da artis…
Carregar mais artigos relacionados
-
Elvas: Câmara abre concurso para 15 assistentes operacionais
A Câmara Municipal de Elvas deliberou, na reunião do executivo municipal, na passada quart… -
Prisão preventiva para dois detidos pela GNR após perseguição na A2 no Alentejo
Os dois homens detidos pela GNR, com droga, em Grândola (Setúbal), na quinta-feira, após u… -
Évora: Maestro Christopher Bochmann condecorado pelo Presidente da República
O professor catedrático jubilado da Universidade de Évora (UÉ) Christopher Bochmann foi co…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Prisão preventiva para dois detidos pela GNR após perseguição na A2 no Alentejo
Os dois homens detidos pela GNR, com droga, em Grândola (Setúbal), na quinta-feira, após u… -
Olivicultores elogiam GNR por 12,3 toneladas de azeitona apreendida no Alentejo
A associação Olivum elogiou hoje a intervenção da GNR contra furtos de azeitona, depois de… -
GNR detém dois homens e apreende haxixe após perseguição na A2 no Alentejo
A GNR apreendeu cerca de 33 quilos de haxixe e deteve dois homens em Grândola (Setúbal), n…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Elvas: Câmara abre concurso para 15 assistentes operacionais
A Câmara Municipal de Elvas deliberou, na reunião do executivo municipal, na passada quart…